Capacitação

ACIC apoia cursos de qualificação profissional em energia solar

Parceria com empresa portuguesa e FCTER ofertará treinamentos


Publicado em: 01/03/2012 às 11:00hs

ACIC apoia cursos de qualificação profissional em energia solar

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) estabeleceu nesta quarta-feira (29) parceria com a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) e a empresa Lógica, gestora do Parque Tecnológico do município de Moura, em Portugal, voltado à energia solar. Esse acordo possibilitará curso de qualificação na área da micro e minigeração fotovoltaica dos profissionais das empresas associadas à ACIC.

A iniciativa é resultado de reunião entre a diretoria da ACIC, representada pelo presidente em exercício Flávio Pasquali, o diretor financeiro adjunto Lenoir Gral e o gerente executivo Fábio Magro, com o coordenador da FCTER Floriano Kupske, o administrador da empresa Lógica Vitor Silva e o responsável técnico Nuno Pereira, ocorrida na sede da Associação Comercial.

No evento, o presidente em exercício da ACIC ressaltou que a entidade tem o máximo interesse em oportunizar novos conhecimentos aos associados. De acordo com Kupske, para proporcionar o curso de qualificação a FCTER também firmará convênio com universidades e instituições de ensino da região. 

O início dos treinamentos, o número de vagas oferecidas e o local em que ocorrerão os cursos serão definidos em uma próxima reunião prevista para o mês de maio deste ano.

LABORATÓRIO

A visita da comitiva portuguesa em Chapecó visa divulgar as potencialidades da energia solar, bem como captar recursos para implantar projetos do setor na região. As parcerias firmadas são resultado de trabalho iniciado há mais de três anos e que integram um protocolo de intenções entre os dois países.

O primeiro passo foi a instalação do laboratório de energia solar na sede da FCTER, com 600 metros quadrados, que deve iniciar as atividades neste ano, com o oferecimento de consultoria, testes, pesquisas e capacitação profissional. A partir de 2013 o laboratório também certificará a qualidade de equipamentos, projetos e instalações fotovoltaicas. Segundo Silva, “como a tecnologia é nova no Brasil o laboratório garantirá a qualidade dos materiais. Nossa intenção não é de vender placas, mas motivar o envolvimento da comunidade para que haja uma transformação. A irradiação solar em Santa Catarina é superior ao da região de Moura, considerada uma das melhores da Europa, para se ter uma dimensão da potencialidade da região”. 

De acordo com o coordenador da FCTER, posteriormente será construído outro laboratório com mais de mil metros quadrados. Para isso é necessário ainda um terreno. “Esse empreendimento será o oitavo no mundo e primeiro na Américo do Sul, com investimentos na ordem 1 milhão e 200 mil euros.

SHOWROOM

A ACIC também será parceira na implantação de um showroom com exposição permanente e demonstração de como funciona o processo de energia solar. O local de instalação ainda está em análise.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias