Análise de Mercado

Preço do café tem alta volatilidade e gera preocupação

Especialistas alertam sobre futuro do produto


Publicado em: 08/08/2022 às 19:40hs

Preço do café tem alta volatilidade e gera preocupação

O mercado futuro do café arábica está deixando alguns especialistas tensos. Isso porque a volatilidade está muito forte. Na segunda semana de julho, o preço do produto chegou a cair mais de mil pontos. Isso porque as incertezas com a produção brasileira e os problemas climáticos enfrentados nas origens produtoras foram deixados de lado. No lugar, entra o temor de uma recessão global.

Em setembro/22 houve alta de 1.320 pontos, negociado por 213 cents/ibp. Enquanto isso, dezembro/22 aumentou 1.220 pontos, cotado por 208,80 cents/ibp, e março/23 teve uma valorização de 1.090 pontos, chegando a valer 204,80 cents/ibp.

Já nos fundamentos os estoques de café verde nos Estados Unidos subiram para 6,05 milhões de sacas. O café do tipo conilon acompanhou a alta do dia na bolsa de Londres, mas, apesar disso, alguns especialistas afirmam que o futuro é muito incerto. O setor continua de olho nas questões externas que podem fazer qualquer tipo de pressão nas cotações.

Operadores também observam como vai o andamento das condições climáticas. A atenção é chamada porque estamos durante o inverno, além de ter uma certa preocupação com as chuvas. Segundo a Fundação Procafé, o volume chegou a ficar abaixo do ideal nas principais áreas de produção em Minas Gerais.

Investimentos

Em tempos de tantas incertezas no mercado financeiro, a melhor maneira de se precaver para as dificuldades a serem enfrentadas é realizar investimentos conscientes. Nesse caso, existem as possibilidades de LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Essas opções são idênticas aos outros tipos de investimento, mudando a base do papel. Como os próprios nomes já sugerem, elas têm ligação direta com o sistema imobiliário e do agronegócio. Ou seja, as Letras de Crédito Imobiliário realizam a captação de recursos, e a quantia é obrigada a ser direcionada para a aplicação em um crédito imobiliário. O mesmo acontece com a LCA, só que o destino é o agronegócio.

Como qualquer outro tipo de aplicação, o mecanismo desses dois investimentos consiste em arrecadar dinheiro e devolver com um acréscimo de juros. Normalmente, pode ser pré ou pós-fixada, e em alguns títulos, pode ser até híbrida. 

A LCI e LCA se tornam muito mais atrativas, principalmente por serem isentas do imposto de renda. E como tem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em até R$ 250 mil por instituição financeira, esse pode ser o melhor investimento a ser realizado.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias