Publicado em: 20/11/2020 às 16:00hs
Porém, diferentemente do que acontece em outros mercados, nunca foi comum vermos anúncios ou posts sobre agronegócio em nossas redes sociais, nem mesmo para pessoas que buscam sobre o assunto.
E, claro, um mercado de proporções tão grandes e que se atualiza frequentemente em suas tecnologias de meios de produção, não poderia ficar de fora das atualizações no mundo digital, ainda mais quando tratamos de marketing.
Veja agora como o Marketing Digital está revolucionando o agronegócio no Brasil.
Antes, é preciso ter uma ideia de toda essa importância do agronegócio no país:
O PIB do agronegócio brasileiro, em 2019, foi estimado em R$ 1.552.995 milhões. A quantia bruta da produção agropecuária brasileira em 2020 está estimada em 697 bilhões de reais.
Mundialmente, o Brasil é o maior produtor de carvão vegetal, café, açúcar e suco de laranja; produzindo sementes oleaginosas e celulose como segundo colocado; e na produção de carnes e frutas, é o terceiro.
Ocupamos o 5º lugar entre os maiores produtores agrícolas do mundo (95 bilhões de dólares em produção agrícola).
Até 2017, o país ocupava o segundo lugar no ranking dos 20 maiores exportadores de produtos agrícolas do planeta. Naquele momento, o Brasil exportava 66,19 bilhões de dólares e ficava atrás apenas dos EUA, que chegavam à quantia de 77,13 bilhões.
A ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio), em 2018, realizou uma pesquisa sobre a web. O estudo mostrou que, entre os produtores agrícolas, 40% acessam a internet e, destes, 64% fazem sua conexão utilizando smartphones.
Apesar disso, somente 1% das empresas que trabalham com agronegócio investem em marketing digital.
Esses números nos mostram o potencial que vinha sendo explorado no setor do agronegócio no Brasil. Porém, em 2020, vivemos uma pandemia que, por si só, já é um grande problema. Essa dificuldade atrelada aos tantos outros problemas deste ano, deixou uma dúvida: como seguir elevando esses dados?
Baixo investimento: Uma agência de publicidade ou marketing tradicional, se contratada, custaria um preço altíssimo, o que é péssimo para quem está pensando em investir pela primeira vez. Já no digital, o custo é consideravelmente mais baixo. Porém, ainda assim, é necessário um planejamento;
Estratégias assertivas: Utilizando ferramentas como o SEO (Search Engine Optimization), é possível criar uma estratégia que faça o site do seu agronegócio aparecer sempre nos primeiros lugares dos sites de pesquisa, como o Google. E esse é apenas um exemplo, existem outras milhares de ferramentas;
Visibilidade: "Quem não é visto, não é lembrado" é a frase que melhor representa esse tópico. No agronegócio, geralmente, a carteira de clientes é fechada. Por isso, muitas empresas cometem os erros de pensar que seus clientes não querem vê-las na internet ou até que não precisam da internet para conquistar novos.
Porém, como foi mostrado mais acima, os produtores e empresários agrícolas estão utilizando cada vez mais. Com uma agência de marketing digital como parceira, será possível aparecer bem em todas as redes sociais e com conteúdos de qualidade, sempre lembrando os seus compradores (atuais ou futuros) de seus serviços;
Análise dos erros cometidos: Quando a campanha de marketing não tem o resultado esperado, é comum os envolvidos não entenderem o que está acontecendo, podendo até repetir o mesmo erro. Uma consultoria em marketing digital seria essencial para entender e resolver os problemas.
É importante que todo agronegócio antes de iniciar no marketing digital desenvolva um planejamento sólido e consistente. Levando em consideração as ações que envolvem reconhecimento de marca, vendas e relacionamento.
Analisar os concorrentes é essencial para entender os pontos fortes e fracos de cada um, é preciso analisar as diversas frentes de atuação, como, por exemplo: site, presença nas redes sociais, atuação com anúncios entre outras frentes. Mapear a atuação e possíveis evoluções da concorrência é fundamental para o apoio estratégico.
Outro ponto importante é o entendimento e mapeamento do público-alvo. Entender suas preferências, comportamentos, como buscam e se relacionam com sua marca e outras marcas são fatores decisivos para o sucesso das suas estratégias digitais.
Presença nas redes sociais também é fundamental, o agronegócio domina as redes sociais com atuações que, além de fortalecerem a marca, geram ainda vendas. O Instagram é um ótimo canal para relacionamento, já o LinkedIn um excelente canal para geração de vendas.
Ter um site é fundamental, pessoas buscam todos os dias pelo seu produto ou serviço. Se não te encontrarem, certamente vão encontrar seus concorrentes. É isso que você quer? Também não adianta ter qualquer site, é importante que o seu site seja rápido, funcione corretamente em celulares e esteja dentro das boas práticas do Google.
Gerar diferenciação na internet é fundamental, se você não fizer isso seus concorrentes farão e você perderá boas oportunidades de negócios.
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Fonte: 4fcom
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