Análise de Mercado

Com adiantamento do plantio de soja em MT 82% da semeadura de algodão deve ser na janela ideal

IMEA informou que o adiantamento na semeadura da soja, safra 2021/22 tende a favorecer a janela de cultivo do algodão 2ª safra


Publicado em: 01/12/2021 às 18:00hs

Com adiantamento do plantio de soja em MT 82% da semeadura de algodão deve ser na janela ideal

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que o adiantamento na semeadura da soja, safra 2021/22 tende a favorecer a janela de cultivo do algodão 2ª safra — considerada até 31 de janeiro e, com isso, a projeção da curva de semeadura da fibra revela que mais de 82% das áreas previstas poderão ser semeadas até o fim de janeiro.

Com o maior percentual de área cultivada dentro do período ideal, o risco com a perda da produtividade esperada diminui, como foi visto nas safras 2018/19 e 2019/20, que apresentaram os maiores rendimentos.

“Por esses motivos, o cotonicultor está otimista quanto à próxima safra de algodão e com o preço da pluma futura atrativo, a  decisão de semear a fibra está mais favorável. Por outro lado, a concorrência por área na “safrinha”, devido à valorização do milho, ainda pode ser um fator de peso na decisão do produtor em semear algodão em algumas regiões, que será melhor avaliado nas próximas estimativas da safra 2021/22”, prevê o IMEA, no boletim semanal do algodão.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias