Análise de Mercado

Brasil responde Costa Rica com fim de concessões

O governo brasileiro anunciou que suspendeu concessões a importações de determinados produtos


Publicado em: 20/11/2020 às 19:20hs

Brasil responde Costa Rica com fim de concessões

O governo brasileiro anunciou que suspendeu concessões a importações de determinados produtos originários da Costa Rica, na última terça-feira (17). A medida foi tomada por meio de deliberação da Câmara de Comércio Exterior - Camex em decorrência da decisão da Costa Rica de aplicar salvaguardas injustificadas às importações de açúcar do Brasil, e é amparada pelo Acordo de Salvaguardas da OMC.

Segundo nota conjunta divulgada pelos Ministérios da Agricultura, das Relações Exteriores e da Economia, antes da aplicação da medida, o governo brasileiro buscou negociar com a Costa Rica acordo que evitasse restrições ao comércio bilateral, o que não foi possível até o momento. “As salvaguardas da Costa Rica afetam exportações brasileiras no valor de 3,7 milhões de dólares por ano, conforme os dados mais recentes (agosto de 2019 a julho de 2020)”, destaca a nota.

A medida brasileira, implementada sob a forma de elevação de tarifas de importação, em percentual idêntico àquele aplicado pela Costa Rica para o açúcar brasileiro, recairá sobre exportações daquele país no valor de aproximadamente 950 mil dólares e poderá ser retirada ou complementada à luz da evolução de tratativas entre os dois países.

O governo brasileiro continuará empenhado na busca de solução negociada que vá na direção do fortalecimento e da ampliação dos laços comerciais com a Costa Rica. O Acordo Geral de Tarifas e Comércio data de 1994.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias