Análise de Mercado

DSM anuncia compromissos de sustentabilidade que envolvem todo o sistema alimentar global

A DSM, uma empresa com propósito de base científica global, anuncia uma série de novos compromissos quantificáveis com o objetivo de abordar os desafios sociais e ambientais urgentes relacionados à forma como o mundo produz e consome alimentos até 2030.


Publicado em: 17/09/2021 às 14:40hs

DSM anuncia compromissos de sustentabilidade que envolvem todo o sistema alimentar global

A DSM é uma das primeiras empresas do setor de ingredientes de consumo a tornar explícito seu impacto social por meio de um conjunto de compromissos mensuráveis no sistema alimentar. Esses compromissos abrangem três áreas nas quais a empresa acredita que pode causar o maior impacto positivo junto com seus parceiros de negócios: Saúde para pessoas, saúde para o planeta e meios de subsistência saudáveis. 

Por meio do investimento em suas inovações baseadas em (bio)ciência, extensas parcerias e atividades de defesa, a DSM visa ajudar a promover mudanças para garantir nutrição saudável e acessível e meios de subsistência saudáveis dentro dos limites do planeta. Os novos compromissos do sistema alimentar estratégico da DSM até 2030 são: Pessoas, Planeta e Meios de Subsistência. 

Esses compromissos apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2,3,12 e 13 da ONU. A DSM está empenhada em continuar a obter garantia razoável sobre seu relatório de impacto, incluindo esses novos compromissos, uma vez que planeja relatar seu progresso a cada ano em seu Relatório Anual Integrado. 

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "A forma como produzimos e consumimos alimentos como sociedade contribui para grandes desafios globais, como mudanças climáticas, desnutrição e pobreza. Para resolver isso, precisamos repensar coletivamente nossos sistemas alimentares desde a fazenda até a mesa. Como um líder global com propósito com base científica em Saúde, Nutrição e Biociências, temos desempenhado nossa parte e aplicado nossos recursos e experiência para criar uma mudança positiva, por exemplo, por meio de nossa fortificação de alimentos e soluções de rações para redução de emissões nas fazendas. Com os compromissos ambiciosos de hoje, estamos dando o próximo passo, tornando nosso impacto social explícito e mensurável. Estamos ansiosos para intensificar isso, juntamente com nossos parceiros do setor público e privado, para garantir uma nutrição saudável, acessível e meios de subsistência saudáveis dentro dos limites do nosso planeta." 

Saúde para Pessoas 

Durante 2020, o número de pessoas sem acesso à nutrição adequada aumentou para 2,4 bilhões - cerca de um terço da população mundial (ONU FAO). A pobreza alimentar também é endêmica em muitos dos países mais ricos do mundo, como mostrado pelo uso crescente de bancos de alimentos. Estima-se que 2 bilhões de pessoas sofrem de deficiência de vitaminas e minerais com COVID-19, destacando o papel crucial que uma nutrição equilibrada desempenha no apoio à função imunológica do corpo. 

• A DSM se compromete a ajudar a preencher a lacuna de micronutrientes de 800 milhões de pessoas até 2030 por meio de alimentos básicos fortificados e suplementos de saúde que fornecem um método comprovado e econômico de combate à desnutrição; além de capacitar os consumidores a alcançar dietas mais saudáveis. A DSM faz isso junto com seus parceiros intersetoriais, como o World Food Programme, UNICEF, World Vision e Scaling Up Nutrition. 

A DSM se compromete a apoiar a imunidade de 500 milhões de pessoas até 2030. Como líder de mercado em ingredientes nutricionais enraizados na ciência nutricional, a DSM intensificará seu papel no fornecimento de vitaminas, minerais e outros ingredientes essenciais para consumidores em todo o mundo por meio de suplementos dietéticos de alto desempenho. A DSM irá promover dietas mais saudáveis e também desenvolver soluções inovadoras que agilizem a absorção das vitaminas pelo organismo. 

Saúde para o planeta 

Os sistemas alimentares e a crise climática estão intrinsecamente ligados. Não apenas a produção e o consumo de alimentos são responsáveis por mais de um quarto de todas as emissões globais (relatório do IPCC de 2019), mas também é o primeiro a ser atingido pela interrupção dos ecossistemas naturais do planeta. Ampliar alternativas baseadas em plantas junto com a mudança para uma produção mais sustentável de proteínas animais essenciais, como laticínios, peixes, carnes e ovos, é necessário para atender às necessidades nutricionais de uma crescente população global. 

  • A DSM se compromete a permitir a redução na casa de dois dígitos "na fazenda" das emissões dos animais até 2030, especificamente: 
    • Permitir uma redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa na produção de laticínios 
    • Possibilitar uma redução de 30% nas emissões de amônia da suinocultura 
    • Permitir uma redução de 30% nas emissões de fósforo da avicultura 

A DSM pode ajudar a fazer uma redução considerável nas emissões das fazendas, alterando a alimentação diária dos animais. Por exemplo, apenas um quarto de colher de chá de seu aditivo alimentar Bovaer® por vaca por dia reduzirá consistentemente a emissão de metano entérico em aproximadamente 30% - permitindo uma redução de 10-12% nas emissões de gases de efeito estufa por quilo de leite. 

  • A DSM se compromete a alcançar 150 milhões de pessoas com alimentos proteicos nutritivos e sustentáveis à base de plantas até 2030, portanto, mais do que dobrando o número de vidas que a DSM atinge com suas soluções à base de plantas hoje. A DSM irá inovar e acelerar continuamente suas soluções para alimentos e bebidas vegetais produzidos de forma sustentável e bebidas que fornecem uma alternativa genuína, saborosa e nutritiva para carne, peixe ou laticínios. Os exemplos incluem soluções para um melhor sabor, textura e sensação na boca em bebidas à base de plantas; bem como seu investimento para aumentar a proteína à base de canola usada para melhorar uma ampla gama de produtos veganos e vegetarianos - de alternativas a carne e laticínios até bebidas populares. 

Meios de subsistência saudáveis 

Muitas pessoas que trabalham em cadeias de abastecimento de alimentos - incluindo agricultores, comerciantes e trabalhadores de fábricas - não podem pagar ou ter acesso a alimentos saudáveis. Dos quase um bilhão de agricultores do mundo, mais de 492 milhões vivem em extrema pobreza. Eles precisam de rendimentos justos e estáveis que sustentem suas necessidades básicas. 

  • Juntamente com seus parceiros, a DSM se compromete a apoiar os meios de subsistência de 500.000 pequenos agricultores em cadeias de valor até 2030. Como primeiro passo, a DSM está ajudando a melhorar a renda dos agricultores que trabalham em suas próprias cadeias de valor e por meio de parceiros de joint venture. Para conseguir isso, a DSM irá expandir o seu modelo inovador de empresa social Africa Improved Foods (AIF). Essa parceria público-privada em Ruanda produz alimentos enriquecidos nutritivos e acessíveis para - e com - as comunidades locais. Hoje, ela obtém uma variedade de grãos de cerca de 130.000 pequenas propriedades, proporcionando uma renda estável e mais segura, bem como treinamento para melhorar a produtividade e uma agricultura resiliente ao clima. Ao expandir o programa para outros locais na África Subsaariana, a DSM quer quadruplicar o número de agricultores alcançados e, assim, contribuir para a igualdade, o desenvolvimento econômico local e a criação de empregos. 

Mais informações podem ser encontradas no site.

Com esses compromissos, a DSM amplia ainda mais seu portfólio de propósito e forte desempenho em ESG, exemplificado pela recente aceleração de sua meta de redução de gases de efeito estufa com base científica. A DSM é um Líder Climático do CDP e recebeu a pontuação A por sua divulgação de mudança climática. A DSM detém uma medalha de platina em sustentabilidade da EcoVadis, colocando a DSM entre os 1% melhores de sua indústria. A DSM possui uma posição de destaque na Sustainalytics, possui uma classificação AAA da MSCI; tem status Prime com ISS-Oekom; e tem uma posição de liderança no ranking do Vigeo Eiris da Moody's. 

Fonte: DSM - Bright Science. Brighter Living.™

◄ Leia outras notícias