Análise de Mercado

Agricultura com tecnologia avançada tem projeção de crescimento superior a U$20 bilhões

Até 2024, taxa do mercado de IoT na agricultura deve crescer mais de 10% em relação a 2019


Publicado em: 06/12/2019 às 08:00hs

Agricultura com tecnologia avançada tem projeção de crescimento superior a U$20 bilhões

A tecnologia agrícola veio para ficar. Um estudo levantado pela ResearchAndMarkets, maior pesquisadora de mercado do mundo, aponta que o setor de Internet das Coisas (do inglês, "Internet of Things" ou apenas "IoT") tem uma expectativa de crescimento de U$12.7 bilhões em 2019 para U$20.9 bilhões até 2024.

Realizada em outubro, a pesquisa considerou alguns fatores-chave para o crescimento desse mercado, como o aumento na adoção de Internet das Coisas e de Inteligência Artificial (AI) por agricultores e produtores. "As tecnologias agrícolas inteligentes ajudam a aumentar a lucratividade, melhorar a sustentabilidade, proteger o meio ambiente e a minimizar o consumo de recursos como água, fertilizantes e energia. A IoT é implementada em várias aplicações, incluindo agricultura de precisão, monitoramento de gado, piscicultura, estufa inteligente e silvicultura de precisão", avalia o estudo. O relatório prevê ainda que o continente americano é o que mais deve crescer no período projetado do estudo.

Outro fator que impulsiona a agricultura é o apoio de governos na adesão de técnicas agrícolas modernas. No Brasil, o Projeto de Lei nº 149/2019 institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão com o objetivo de ampliar a utilização de suas técnicas de produção no país. E, em outubro, um decreto da Câmara de Deputados instituiu a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital.

Dentre as empresas estudadas e citadas como referência mundial no estudo, está a Hexagon, cuja Divisão de Agricultura tem sede e fábrica em Florianópolis (SC). "A pesquisa confirma o enorme potencial de crescimento destas tecnologias na agricultura", destaca o presidente da empresa, Bernardo de Castro. "Como parte fundamental da nossa gestão de inovação, a Hexagon mantém uma rede de clientes líderes em diversas culturas e geografias, que confiam à empresa o desenvolvimento de uma série de soluções relacionadas à IoT e AI, além de automação de máquinas e processos. Desta forma, temos um roadmap contínuo de soluções, sempre vinculadas a reais retornos de investimento destes clientes referência".

Ainda na visão do presidente, a citação da empresa reafirma o posicionamento da Hexagon no segmento, "nos consolidando como player global de agricultura de precisão, agricultura digital e soluções corporativas", encerra.

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias