Brasil

China: Demanda por soja brasileira cheia

Foram ouvidas licitações entre abril e julho de embarque de safra nova brasileira


Publicado em: 03/12/2020 às 12:30hs

China: Demanda por soja brasileira cheia

De acordo com a TF Agroeconômica, a demanda da China por soja brasileira está cheia, ao contrário da demanda por soja norte-americana, que está vazia. “O  mercado CFR China, a demanda chinesa por soja brasileira continuou nesta terça-feira, apesar dos prêmios ligeiramente mais altos, enquanto o interesse de compra de soja dos EUA estava em grande parte vazia, independentemente dos prêmios mais fracos”, comenta.

Foram ouvidas licitações entre abril e julho de embarque de safra nova brasileira com abril e maio de licitação em 140-144 c/bu sobre os futuros de maio versus ofertas indicadas em 150-155 c/bu sobre os futuros de maio. “O embarque de junho foi licitado em 153 c/bu sobre os futuros de julho contra 166-168 c/bu sobre os mesmos futuros, enquanto julho foi licitado em 15 centavos para junho, que eram cerca de 10 c/bu abaixo das ofertas. Para os embarques do mês presente, o embarque de janeiro dos EUA manteve-se mais competitivo contra o Brasil com ofertas do Golfo mostradas a 215 c/bu sobre os futuros de janeiro na CFR China e aqueles da PNW indicado em 195 c/bu sobre os mesmos futuros, ambos para baixo de 3-5 c/bu no dia”, completa.

O indicador CFR China para embarque em janeiro da opção mais barata entre os EUA e o  Brasil foi avaliado em 5 c/bu menor no dia em 210 c/bu em relação aos futuros de janeiro, o que equivale a US$ 504,5/mt, abaixo de US$ 5,25/mt. “No mercado FOB, os prêmios foram novamente estáveis no Golfo dos EUA, com o embarque de  janeiro avaliado em 115 c/bu em relação aos futuros de janeiro, o que equivale a um preço fixo de US $ 468,50/mt, abaixo de US $ 2,5 /mt no dia”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias