Orgânico

Módulo sobre cultivo orgânico de umbu e umbu-cajá finaliza EAD de fruticultura orgânica

Na manhã desta quinta (4), o módulo complementar sobre produção orgânica de umbu e umbu-cajá fechou o Curso EAD de Fruticultura Orgânica, uma parceria da Embrapa Mandioca e Fruticultura com a Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (Cepex/SDR)


Publicado em: 11/02/2021 às 14:40hs

Módulo sobre cultivo orgânico de umbu e umbu-cajá finaliza EAD de fruticultura orgânica

O treinamento é proveniente de uma emenda parlamentar, de autoria do deputado federal baiano Afonso Florence, para apoiar agricultores familiares por meio da capacitação de técnicos da assistência técnica e rural (Ater) e produtores multiplicadores.

“É com imensa satisfação que finalizamos hoje este curso, extremamente importante para a agricultura familiar. Possibilitou a técnicos e técnicas, agentes de assistência técnica e extensão rural, agricultores e agricultoras familiares, estudantes e professores de cursos técnicos e superiores das áreas de recursos naturais e ciências agrárias a construção de novos conhecimentos e novas técnicas para enfrentar a transição sustentável para o cultivo orgânico de frutas. E esse treinamento só foi possível pela parceria importante da SDR e Embrapa e contou também com emenda parlamentar do deputado Afonso Florence. Em nome do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Josias Gomes, e do nosso coordenador José Tosato [Cepex/SDR], agradeço à Embrapa por essa importante troca de aprendizado e conhecimento”, afirmou Neivia Lima, da Cepex/SDR, na abertura do evento.

Logo em seguida, Alberto Vilarinhos, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, também agradeceu a todos os envolvidos e enalteceu a importância da fruticultura orgânica para uma agricultura mais sustentável. “Este curso vem sendo arquitetado desde meados de 2020 e teve origem com emenda do deputado federal Afonso Florence, que estimulou tanto a Embrapa quanto a SDR a realizar esse treinamento. Isso com o apoio total do secretário Josias Gomes, do José Tosato e da Neivia Lima, da Cepex. Quero agradecer também principalmente aos alunos participantes e aos palestrantes do nosso corpo técnico e de instituições parceiras. Sem dúvida, o mundo caminha nessa direção do trabalho orgânico. E a fruticultura orgânica tem todo o potencial para ser o grande carro-chefe dessa agricultura mais sustentável”, salientou Vilarinhos.  

Os palestrantes do último módulo foram o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Nelson Fonseca, que falou sobre umbu, e o professor Francisco Porto Filho, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa-RN), que abordou aspectos relacionados ao umbu-cajá. Atuaram como debatedores Dilermando Fonseca, engenheiro-agrônomo da Prefeitura de Vitória da Conquista e produtor de umbu gigante, e o pesquisador Francisco Xavier, da Embrapa Agroindústria Tropical (CE). A moderação ficou a cargo do engenheiro-agrônomo da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) Ewerton Bronzeado. 

📌 Os eventos foram restritos aos técnicos e produtores indicados pela SDR, mas as gravações estão disponíveis ao público em geral no YouTube da Unidade. 

Os sete módulos realizados podem ser acessados nos seguintes links: 

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias