Orgânico

Cafés Especiais E Orgânicos Serão Tema Central Do Rio Coffee Nation

A primeira edição do Rio Coffee Nation, evento internacional dedicado ao segmento de cafés especiais e orgânicos, acontece durante este fim de semana de forma on-line


Publicado em: 04/11/2020 às 09:20hs

Cafés Especiais E Orgânicos Serão Tema Central Do Rio Coffee Nation

Apoiado pela Secretaria de Estado de Agricultura, a programação tem transmissão ao vivo, estandes virtuais, palestras, workshops, apresentações, receitas, exposição, além da competição de Melhor Café Torrado para Expresso. 

O Estado do Rio de Janeiro produz cerca de 16 mil toneladas de café por ano, um setor que movimenta mais de R$ 89 milhões anuais, com sua produção concentrada na Região Noroeste Fluminense. – A Secretaria de Estado de Agricultura desenvolve um programa contínuo de fortalecimento da cadeia do café que traz como resultado a excelência do produto hoje comercializado.

O Rio Coffee Nation, sem dúvida, trará mais visibilidade e reconhecimento aos nossos produtores, projetando-os no circuito internacional. Essa excelência também está vinculada ao trabalho realizado na ponta pela Emater-Rio e pela Pesagro-Rio – explica Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura. 

A programação do Rio Coffee Nation vai mostrar a evolução do mercado de cafés especiais para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. O público pode, ainda, conferir quatro exposições virtuais realizadas em parceria com o Museu do Café. A “Ilha de Cafés do Rio de Janeiro” traz 16 marcas de café especial do estado, entre eles o Vale do Er, o Café da Serra e o Fazenda Florença, vencedor do melhor café especial do Rio de Janeiro em 2019.

O evento tem ainda a participação do francês Hippolyte Courty, fundador da L’Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais do mundo.

– Promover o Rio Coffee Nation tem como objetivo incentivar o mercado de cafés especiais no Brasil. É também uma forma de estimular os produtores destes grãos e apresentar a excelência dos terroirs obtidos em plantações nacionais, que estão a cada dia mais presentes nas xícaras dos brasileiros e conquistam mais admiradores no exterior. Será uma oportunidade enriquecedora para os fãs da bebida e para toda a categoria – afirma Martina Marina Barth d’Avila, idealizadora do evento. 

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés. Este evento é organizado pelo Collectif Café, organismo francês que reúne mais de 300 torrefadores e cafeterias da França e que também está presente na plataforma on-line do Rio Coffee Nation. 

Mais informações no site www.riocoffeenation.com Conheça as diferenças entre os Cafés Especiais e os Cafés Orgânicos Os cafés especiais são aqueles cultivados e colhidos em condições especiais, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, utilizada mundialmente), atingindo, assim, notas mínimas de 80 e máximas de 100 pontos.

Além disso, possuem indicadores de qualidade superior, relacionados a características intrínsecas do grão verde, como aroma, sabor, corpo, acidez e sabor residual. Já os cafés orgânicos adotam essa denominação por serem produzidos sem uso de agrotóxicos ou outra substância que possa contaminar a natureza e o produto. O solo também é preparado livre de produtos químicos, através de tecnologias que priorizem o uso de recursos naturais.

Fonte: Nilópolis Online

◄ Leia outras notícias