Meio Ambiente

CitrusBR promove sustentabilidade do suco de laranja brasileiro

Na última semana a CitrusBR divulgou um vídeo cujo objetivo é mostrar como a citricultura paulista possui um modelo de produção altamente eficiente e que atua em harmonia com a preservação ambiental


Publicado em: 19/10/2020 às 13:30hs

CitrusBR promove sustentabilidade do suco de laranja brasileiro

O vídeo intitulado “O que o suco de laranja faz para preservação do meio ambiente”, apresenta de forma simples e didática uma coletânea de informações, com base em dados de entidades como Fundecittrus, IBGE, Cadastro Ambiental Rural, entre outros, que mostram como a produção de laranja evoluiu nos últimos anos, aumentando sua produção e reduzindo área plantada. 

Um dos principais objetivos da ação é fortalecer a imagem da cadeia produtiva do suco de laranja no exterior, apresentando o setor como um modelo de produção integrada com o meio ambiente. Dessa forma, com apoio das embaixadas brasileiras, o material foi distribuído para alguns dos principais mercados do suco de laranja no exterior. O vídeo conta com versões em alemão, inglês, mandarim e italiano (veja abaixo como baixar os vídeos em cada idioma). 

Entre as informações mostradas do vídeo estão o dado que mostra que o setor reduziu sua área produtiva em 40%, passando de 631 mil hectares em 1988 para 376 mil hectares na atual safra. No mesmo período, a produtividade passou de 13,75 toneladas por hectare para uma média de 42,64 toneladas de laranja por hectare, um salto de 210%. Além disso, Dados do Fundecitrus, cruzados com informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do IBGE, mostram que na safra 2019/2020 as propriedades com citrus somavam 181.750 hectares de mata nativa. Considerando que a área plantada total de laranjas é de 459.058 hectares, para cada 2,52 hectares plantados com citrus, 1 hectares é ocupado com área de floresta. 

O material trabalha utilizando gráficos e imagens animados, pensados para um formato de distribuição focado nas redes sociais. O vídeo segue o modelo dos “stories”, cada vez mais popular em plataformas como Instagram e Facebook, o que permite uma leitura mais rápida e agradável no celular. 

Para ter acesso aos vídeos em cada idioma clique nos links abaixo: 

Fonte: CitrusBR

◄ Leia outras notícias