Turismo Rural

Turismo rural:aumento da participação da mulher

Mulher: a nova realidade que está quebrando mitos e preconceitos no estilo conservador do meio rural


Publicado em: 06/03/2009 às 16:36hs

...

Bom escolher esse dia internacional da mulher para falar da nova realidade que está quebrando mitos e preconceitos no estilo conservador do meio rural e de uma forma bem feminina ...com aquele jeitinho que só nós sabemos ter.... intuição ...sexto sentido.

Pouco importa... o bom é que o envolvimento das mulheres nesse ramo vem alavancando o turismo rural no Brasil pois com dados fornecidos pela ABRATURR, 92% da condução de negócios estão em mãos femininas.

Propriedades hoje herdadas por nossos pais, avós que antes conseguiam viver com o que plantavam e hoje diante do impasse para conservar o patrimônio elas vem usando criatividade e trazendo uma nova alternativa de renda pra essa mesma propriedade.

Quem diria que depois de filhos criados., formados, casados..o lugar de fim de semana que era usado para as almoços familiares ..agora traz uma nova maneira de pensar e encarar a vida e nunca imaginou que aquela receita guardada a 7 chaves que sua mãe passou pra vc....que era da sua avó e bisavó..agora é a mais procurada pelos turistas e eles pagam por isso.

 

No início parecia um tanto difícil...compartilhar o seu lugar familiar,a sua lida no campo, com pessoas estranhas...mas afinal...não é isso mesmo que é o turismo rural...acolhimento , atendimento familiar, cordialidade, disposição para servir, confiabilidade, a empatia...a mulher  desde cedo começa a receber... a se preocupar com o conforto dos seus,estudar o cardápio, embelezar o lugar...agora ela tem a oportunidade de conciliar suas atividades domésticas com as atividades ligadas ao turismo

 

Muitas vezes o envolvimento das mulheres começa quando a situação financeira da propriedade já não está muito boa coisa e aí vem a idéia, o jeitinho pra convencer o restante da família, capacitar seus funcionários...aliás capacitação profissional é o que ela logo pensa....ela sabe que tem que investir no aprimoramento pessoal e da propriedade.

 

Agora ela faz parte de organizações, se preocupa com os impactos positivos e negativos do turismo rural, com a legislação,com o marketing, com a capacidade de carga, com ações estratégicas,com troca de experiências, com a união de todos que buscam o fortalecimento desta atividade de maneira sustentável

 

Gostaria de expressar minha imensa admiração por todas as mulheres que hoje se dedicam ao turismo rural sejam elas engenheiras, pesquisadoras, cozinheiras, donas de casa, agricultoras,artesãs, donas de pousadas,algumas que reescreveram suas histórias, deram a volta por cima, desenvolveram sua capacidade de adaptação nas mais variadas situações, redescobrindo seu potencial e conseguindo entender seus limites, percebendo que após uma derrota haverá novas oportunidades.

 

Vamos aproveitar este ano em que a crise financeira mundial toma todas as pautas de discussões para ter mais vontade, garra, criatividade, determinação, fazendo dos desafios o amadurecimento do aprendizado.

 

Eng. Agr.Bebel Scarpa de Arruda Reul

Diretora ABRATURR SP -Itu e região

Fazenda Santo Antonio da Bela Vista

"Do cafezal ao cafezinho"

Fonte: ABRATURR SP

◄ Leia outros artigos