Arroz

Emater demonstra técnica de manejo da água na Abertura da Colheita

A técnica de manejo da água nas lavouras de arroz pré-germinadas foi uma das atrações da Emater/RS-Ascar na 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2009


Publicado em: 09/03/2009 às 09:18hs

...

A técnica de manejo da água nas lavouras de arroz pré-germinadas foi uma das atrações da Emater/RS-Ascar na 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2009, Cachoeirinha/RS, na Estação Experimental do Irga (Instituto Riograndense do Arroz).

No mesmo espaço, a Instituição apresenta os serviços de classificação e certificação, os resultados do trabalho de preservação e recuperação ambiental desenvolvido na micro-bacia do Rio dos Sinos e realiza oficinas de culinária com produtos derivados do arroz.

O presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento, participou da abertura oficial, ao lado do gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Claudinei Baldissera. O evento foi promovido pela Federarroz, Irga, Governo do Estado, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Cachoeirinha.

No espaço da Emater/RS-Ascar, técnicos e extensionistas demonstraram a técnica de manejo da água nas lavouras de arroz pré-germinado. "Não é necessário retirar a água das lavouras, mas nivelar os quadros, mantendo sempre uma lâmina de água, desde o plantio das sementes", explica Adolfo Guilherme Costa, do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, ao destacar que a altura da lâmina de água aumenta até 10 centímetros na medida que a haste se desenvolve. "A técnica apresenta, como vantagens, a economia de água e a redução do impacto dos resíduos do arroz nos mananciais hídricos", afirma Guilherme.

MATA CILIAR RECUPERADA

A parceria ambiental da Emater/RS-Ascar com mais de 20 instituições esteve representada no espaço que apresenta o trabalho de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. "É um projeto de preservação ambiental e potencial produtivo", destaca o extensionista Nelson Baldasso, que representa a Instituição junto a esse grupo gestor. "Em conjunto com técnicos, pesquisadores estudantes e até mesmo promotores de justiça, realizamos a primeira etapa, com plantio de espécies nativas para recuperação das margens do rio e arroios e com a implementação de técnicas de proteção de nascentes", explica Baldasso, ao enumerar o envolvimento de 20 propriedades de nove municípios da região dos Sinos.

A Emater/RS-Ascar também demonstrou o funcionamento do serviço de Classificação e Certificação. "O produtor de arroz pode solicitar a análise dos grãos em qualquer uma das 44 Unidades espalhadas pelo Estado", explica Arilton Ribeiro, que trabalha na UCC de Porto Alegre, localizada na Ceasa. "Nesta análise é possível confirmar o tipo e o rendimento do arroz, determinando seu valor de mercado", observa Ribeiro.

Os serviços da extensão rural no Estado e o artesanato com palha de arroz foram divulgados no estande institucional da Emater/RS-Ascar, próximo ao estande de Santo Antônio da Patrulha, onde outras opções de artesanato foram expostas, assim como o arroz da primeira agroindústria familiar do município, lançado em 2000, com apoio da Instituição.

A Emater/RS-ascar também participou, em parceria com o Irga e com a Ceasa, do ônibus Coma Bem, elaborando receitas de suco verde, de bolo de casca de banana e de massa de arroz. 

Fonte: Emater/RS-Ascar

◄ Leia outros artigos