Saúde Animal

BIOSEN® realiza pesquisa com Opticell® na FZEA/USP

Estudo comprovou os efeitos de fibras funcionais na performance de aves de postura


Publicado em: 18/04/2019 às 07:20hs

BIOSEN® realiza pesquisa com Opticell® na FZEA/USP

Salto, 15 de abril de 2019 – Preocupada com a performance da avicultura em aves poedeiras foi que a BIOSEN® apoiou a pesquisa realizada pela Ms. e doutoranda em zootecnia, Brunna Garcia de Souza Leite, formada pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), com a finalidade de propor soluções na manutenção da integridade da mucosa intestinal e do equilíbrio da microbiota da ave.

Durante a pesquisa a atenção esteve voltada para o trato gastrointestinal das aves, já que conta com uma microbiota composta por inúmeras bactérias benéficas equilibradas entre si. “Quando ocorre desiquilíbrio por conta da presença de bactérias indesejáveis ocorrem danos na mucosa intestinal, prejudicando assim a absorção dos nutrientes e, consequentemente, o comprometimento de todo o potencial desempenho produtivo das aves”, esclarece a pesquisadora.

Neste sentido, de acordo com ela, trabalhos recentes demonstraram a importância da fibra na alimentação de monogástricos, uma vez que, com a inclusão deste alimento, há melhora na digestibilidade dos nutrientes, promovendo a saúde do trato gastrointestinal e assim melhorando a performance das aves. “Os resultados deste estudo demostraram que a inclusão de fibra na dieta proporcionou efeitos positivos no desenvolvimento da mucosa intestinal das poedeiras”, insere Brunna e destaca que a pesquisa “foi de suma importância para a área de nutrição animal, uma vez que a inclusão de fibra na dieta proporcionou uma maior absorção dos nutrientes importantes para o desenvolvimento da mucosa intestinal e garantindo assim um melhor desempenho das aves que compõem o setor produtivo”.

Segundo o Diretor Geral da BIOSEN®, Fernando Toledano, esta é uma visão global, uma tendência mundial acompanhada bem de perto pela empresa com objetivo de performar animais de produção, neste caso a avicultura, através de soluções não antibióticas. “O Opticell® é uma fibra funcional, uma tecnologia presente no portfólio BIOSEN®, capaz de atuar precisamente no intestino para o máximo efeito, levando a melhoria da saúde e desempenho das aves”, informa o Fernando.

O resultado da pesquisa foi apresentado no Congresso de Produção e Comercialização de Ovos (APA) realizado no mês passado em Ribeirão Preto (SP) de 26 a 28 de março e é considerado o maior evento na Avicultura de Postura da América Latina, sempre abordando temas de grande relevância e impacto no setor avícola.

Fonte: GiraCom

◄ Leia outras notícias