Processamento

Katayama Alimentos prioriza rigoroso programa de Biosseguridade

Rígido programa da indústria avícola é mais uma garantia de segurança ao consumidor, cada vez mais atento e exigente quanto à origem dos produtos


Publicado em: 15/10/2020 às 15:20hs

Katayama Alimentos prioriza rigoroso programa de Biosseguridade

Para garantir a qualidade e a segurança de sua ampla oferta de ovos, a Katayama Alimentos, uma das maiores produtoras avícolas do País, conta com um rígido Programa de Biosseguridade, que norteia o cumprimento de todos os padrões de higiene e segurança de seu processo produtivo. Entende-se por Biosseguridade como um conjunto de procedimentos técnicos, conceituais, operacionais e estruturais que visam prevenir ou controlar a contaminação dos rebanhos avícolas, por agentes de doenças infecciosas que possam ter impacto na produtividade e também na saúde dos consumidores de ovos.

O Programa de Biosseguridade da Katayama Alimentos já faz parte da sua cultura e os procedimentos estão inseridos em cada detalhe do dia a dia de todos colaboradores diretos. É constante o cuidado com vestimenta, desinfecção dos calçados e higienização das mãos de todos que têm acesso ao ambiente produtivo. As medidas envolvem também os visitantes, fornecedores e prestadores de serviços, que devem seguir um protocolo para acessar as dependências da propriedade. Para ingressar em alguns ambientes, é exigido até banho, além da proibição do uso de acessórios, maquiagem e esmalte nas unhas. 

“O controle das enfermidades do plantel é feito por meio de medidas sanitárias severas, que visam prevenir a propagação de doenças, protegendo os animais e a saúde pública. Sendo assim, a biosseguridade se tornou uma tecnologia absolutamente primordial e essencial para a sobrevivência e o sucesso das atividades avícolas”, explica Gilberto Katayama, Diretor de Operações do Grupo Katayama.

Para evitar a entrada e a transmissão de agentes patogênicos e seus vetores na indústria avícola, um conjunto de medidas de monitoramento e controle devem ser aplicadas durante toda a vida das aves. Portanto, um Programa de Biosseguridade deve compreender diversos componentes operacionais interrelacionados, como controle de trânsito, tratamentos de resíduos e controle de vetores, monitoramento laboratorial, auditorias, educação continuada e plano de contingência, entre outros.

Medidas para garantir alimento saudável

A Katayama Alimentos segue com muita responsabilidade e compromisso todas as etapas previstas pelo Programa de Biosseguridade, que levaram, inclusive, à conquista do certificado “Ovos Livres de Antibióticos”, em 2019. “Produzir ovos com todos esses critérios de biosseguridade e em grande escala é sem dúvida um importante diferencial da marca Katayama Alimentos e garantia do fornecimento de produtos saudáveis e de altíssima qualidade para o consumidor”, afirma Gilberto.

As visitas à planta da Katayama Alimentos são restringidas e monitoradas. Todas as pessoas, veículos, máquinas e equipamentos que entram na indústria avícola devem passar pela área de apoio central e realizar todos os procedimentos de desinfecção. 

Estas medidas, atreladas a outras como o controle minucioso da produção das rações que assegura às aves uma alimentação saudável e livre de contaminantes, são responsáveis pela eficiência de todo o programa de Biosseguridade e garantem um alimento confiável na mesa do consumidor.

Fonte: Katayama Alimentos

◄ Leia outras notícias