Processamento

Austrália revisa classificação do suco de laranja

Novo modelo de classificação quanto a saudabilidade dos alimentos coloca o suco 100% abaixo dos refrigerantes diet e revolta setor produtivo da Austrália


Publicado em: 30/07/2020 às 16:40hs

Austrália revisa classificação do suco de laranja

O Fórum de Regulação de Alimentos da Austrália rejeito a proposta do Ministro Federal da Agricultura, David Littleproud, de manter a atual classificação 5 estrelas para o suco de laranja dentro do sistema Health Star Ratings (Classificação de Saúde , numa tradução livre), implementado desde 2014 no país como forma de indicar o nível de saudabilidade dos produtos. O ministro já havia se manifestado contrário a mudança há algumas semanas (ler matéria aqui).

A revisão do sistema HSR pode levar o suco de laranja de uma classificação 5 estrelas para 2,5 estrelas, abaixo da coca-cola diet, que possui 4 estrelas. A Citrus Australia, entidade que representa o setor produtivo de citrus naquele país declarou estar "extremamente decepcionada” com a decisão dos ministros estaduais de remover a classificação de 5 estrelas para suco fresco sem adição de açúcar.

De acordo com o CEO da Citrus Australia, Nathan Hancock, a demonização efetiva do suco fresco - um produto 100% natural, sem aditivos ou conservantes - desafia o senso comum. "Sob o sistema HSR revisado, tal como está, o suco de laranja 100% receberia menos estrelas que a cola diet, que contém aditivos e conservantes e sem benefícios nutricionais", disse Hancock. "O algoritmo que sustenta o novo HSR avalia o suco apenas do teor de açúcar e não considera os nutrientes essenciais, como vitamina C, potássio, folato e magnésio ou antioxidantes", acrescentou Hancock. "Isso também contradiz as Diretrizes Dietéticas Australianas (ADG), que colocam o suco de laranja na categoria 'coma mais'".

Hancock afirmou que a Citrus Australia continuará a trabalhar com os produtores australianos para promover os benefícios de saúde do produto para os consumidores. "Estamos genuinamente preocupados que a sugestão de que o suco de frutas não seja saudável tenha um efeito prejudicial à saúde da comunidade, principalmente no inverno", disse Hancock.

 

Fonte: Citrus Australia

◄ Leia outras notícias