Nutrição Animal

Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! da DSM anuncia parceria com startup OnFarm

Os vencedores de todas as categorias do programa da área de Ruminantes da DSM, detentora da marca Tortuga®, poderão contar com um sistema de cultura na fazenda da OnFarm que permite identificar o agente causador da mastite em 24h


Publicado em: 13/07/2021 às 15:20hs

Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! da DSM anuncia parceria com startup OnFarm

A área de Ruminantes da DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para bovinos, anuncia uma novidade. O Programa Qualidade do Leite Começa Aqui!, da empresa, acaba de firmar uma parceria com a OnFarm com foco na melhora da qualidade do leite e dos resultados produtivos nas fazendas. Com a nova parceria, os primeiros colocados da etapa nacional do programa, além de serem premiados com uma tonelada de Bovigold Crina RumiStar, também serão reconhecidos com o SmartLab da startup. A partir da tecnologia da OnFarm, os produtores podem identificar o agente causador da mastite em pouquíssimo tempo (apenas 24 horas), favorecendo a agilidade na tomada de decisões para combate a essa enfermidade que reduz os ganhos produtivos nas propriedades de leite. 

A supervisora da categoria Gado de Leite da DSM, Verônica Lopes, destaca que o resultado dessa parceria representa mais um estímulo aos produtores para participarem do Programa Qualidade do Leite Começa Aqui!. "É mais uma vantagem para os nossos clientes, pois ao identificar os agentes causadores da mastite em apenas 24 horas, o produtor pode tomar decisões rápidas para combater à mastite por meio de protocolos de tratamento que otimizam o uso de antibióticos e a produção de leite e, assim, conseguem fazer melhor gestão de CCS e qualidade do leite", conta a especialista. 

Para Carlos Paez, head de vendas da OnFarm, a parceria permite um novo olhar para o controle da mastite. "A mastite é uma doença que impacta todos os envolvidos na cadeia leiteira, desde o produtor até o consumidor final. A OnFarm foi desenvolvida para oferecer uma solução inovadora para o setor. O sistema de cultura na fazenda empodera o produtor e permite uma tomada de decisão assertiva. A tecnologia contribui para o uso racional de antibióticos, menos descarte de leite e auxilia na implementação de um protocolo de tratamento assertivo, feito com um embasamento robusto em dados. Além disso, a comunidade de OnFarmers tem acesso a informações que proporcionam uma visão global sobre o status da patologia na propriedade, o que permite a adoção de estratégias não apenas de controle, mas também de prevenção da patologia", detalha. 

Esse ano, o Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! completa dez edições. Ao agregar participantes de todas as bacias leiteiras do país, o programa avalia uma série de critérios que contribuem para aumentar o rendimento industrial e que são levados em consideração em várias plantas captadoras, inclusive com reflexo na melhora da remuneração dos produtores. Entre eles, destaque para o baixo teor de células somáticas e altos índices de proteína e gordura no leite. "Produzir leite de maneira segura, com alto teor de proteína e gordura e com baixo nível de células somáticas é um dos principais desafios da pecuária leiteira do Brasil", ressalta Verônica. 

Tecnologia é fundamental para produzir leite de alta qualidade 

Quando se fala em produção de leite de alta qualidade, a adoção da tecnologia é um ponto fundamental. Além de apoio de recursos como, por exemplo, a plataforma OnFarm para a gestão da mastite, a atenção para a nutrição dos animais é determinante não só para qualidade do leite, mas, também, para o sucesso dos índices zootécnicos de modo geral. Do portfólio da Tortuga®, destaque para a linha Bovigold®, que tem produtos que combinam os aditivos CRINA® e RumiStarTM aos Minerais Tortuga que, juntos, promovem maior produção das vacas (até as que já têm alto desempenho). 

O CRINA®, composto por uma combinação de óleos essenciais que proporciona maior eficiência alimentar às vacas, substitui os antibióticos na nutrição dos animais. Já o RumiStar™, a primeira enzima utilizada na nutrição de ruminantes, promove maior digestão do amido e da dieta como um todo. Combinado com os Minerais Tortuga de alta biodisponibilidade e às vitaminas em níveis OVN® (Optimum Vitamin Nutrition, conceito da DSM desenvolvido para otimizar o desempenho animal), estes pacotes tecnológicos geram maior produção de leite com maior teor de sólidos, melhor saúde e bem-estar aos animais e, como consequência, mais lucro aos produtores. 

Fonte: Ideal H+K Strategies

◄ Leia outras notícias