Maquinas e Implementos

CNA e MAPA lançam plataforma gratuita para registro de máquinas agrícolas

ID Agro será lançado no dia 20 durante o Agro pelo Brasil com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do presidente da CNA, João Martins


Publicado em: 19/11/2020 às 12:35hs

CNA e MAPA lançam plataforma gratuita para registro de máquinas agrícolas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura (Mapa) lançam, no próximo dia 20, a plataforma ID Agro, desenvolvida para que os produtores rurais possam, gratuitamente, registrar tratores e máquinas agrícolas.

O evento virtual de lançamento ocorrerá na programação do Agro pelo Brasil (agropelobrasil.com.br) e terá a participação do presidente da CNA, João Martins, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outras autoridades.

A Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos (ID Agro) foi desenvolvida em uma parceira da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa com o Instituto CNA (ICNA). 

A iniciativa atende uma lei federal que liberou tratores agrícolas do emplacamento e do licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Ministério da Agricultura.

O registro na plataforma trará uma série de benefícios aos produtores, além de não implicar em nenhum tipo de custo adicional. Um desses benefícios é que os tratores, por exemplo, passam a ter um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas.

A plataforma dará mais segurança aos processos de financiamento e na contratação de seguro do equipamento, facilitando também as operações de crédito e venda já que a rastreabilidade estará garantida. 

O registro no ID Agro também garante outro benefício que é mais segurança para os produtores em relação a roubos e furtos já que poderão ser feitas notificações desses tipos de crimes na plataforma. 

Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

A ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cnasanar.retrat. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará para iOS e na web.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias