Agrotóxicos e Defensivos

Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas em 65 municípios gaúchos

Com a adoção de medidas de segurança cabíveis, produtores de tabaco da região Serra-Planalto e do Sul do Rio Grande do Sul serão atendidos entre 27 de julho e 28 de outubro.


Publicado em: 31/07/2020 às 08:00hs

Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas em 65 municípios gaúchos

A partir da próxima segunda-feira, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos percorre duas regiões gaúchas: de 27 de julho a 10 de agosto estará na região Serra Planalto e de 12 de agosto a 28 de outubro no Sul do Rio Grande do Sul. No período serão atendidos 65 municípios pela ação desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). 

Prestes a completar 20 anos em outubro, o programa já destinou corretamente mais de 16,5 milhões de embalagens e contribui para a preservação do meio ambiente e da saúde e segurança do produtor e sua família. Cerca de 2 mil pontos de coleta em localidades rurais dos municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são visitados anualmente, beneficiando quase 120 mil produtores. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco. 

A coleta segue as novas regras de distanciamento social e os produtores são orientados a comparecer aos pontos fazendo uso de máscara facial. “Temos adotado todos os procedimentos de segurança definidos pelas autoridades de saúde, como a sinalização de distanciamento, utilização da máscara e disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos dos produtores”, destaca Carlos Sehn, coordenador do programa. 

Região Serra Planalto RS – 27 de julho a 10 de agosto 

Água Santa, Anta Gorda, Arvorezinha, Casca, Ciríaco, Coqueiro Baixo, David Canabarro, Dois Lageados, Doutor Ricardo, Espumoso, Fontoura Xavier, Gentil, Guaporé, Ibiraiaras, Ilópolis, Ipê, Itapuca, Marau, Montauri, Muçum, Muliterno, Nova Alvorada, Nova Bassano, Pouso Novo, Protásio Alves, Putinga, Relvado, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São Jorge, São José do Herval, São Valentim, Serafina Corrêa, Soledade 

União da Serra, Vanini, Vespasiano Corrêa, Vila Lângaro e Vila Maria. 

Região Sul RS – 12 de agosto a 28 de outubro 

Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Canguçu, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Pelotas, Piratini, Rio Grande, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Turuçu. 

SAIBA MAIS 

• Criado em outubro de 2000, o programa é anterior à legislação que determina a devolução das embalagens às suas respectivas origens – Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002. 

• Quem adere ao programa e entrega as embalagens tríplices lavadas, ganha recibos, fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental. 

• Mais de 90% das embalagens são recicladas e usadas na produção de outros produtos, principalmente na construção civil, como rodas e caçambas para carriolas e conduítes corrugados, caixas de descarga para sanitários e tubulações para esgoto sanitário, entre outros.  

Roteiros completos disponíveis no site www.sinditabaco.com.br 

 

Fonte: MSL Andreoli

◄ Leia outras notícias