Adubos e Fertilizantes

Aplicativo Atfarm, da Yara, já conta com mais de 15 mil usuários

Por meio da análise de dados combinada ao conhecimento agronômico de cada cultura, ferramenta de agricultura de precisão viabiliza uma fertilização inteligente


Publicado em: 09/04/2021 às 07:40hs

Aplicativo Atfarm, da Yara, já conta com mais de 15 mil usuários

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, já alcançou a marca de mais de 15 mil usuários no Atfarm, aplicativo direcionado à agricultura de precisão, lançado em 2019 pela companhia. Com a ferramenta, o produtor obtém dados detalhados sobre a suas culturas e cria mapas de aplicação para otimizar a aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável. As informações do app podem ser exportadas e carregadas diretamente nos maquinários. 

Atualmente, a base de utilização do Atfarm é composta por 9 mil propriedades conectadas, que representam 33.8 mil talhões e 2.83 milhões de hectares mapeados. São produtores de diversas culturas, com destaque para pastagem, trigo, aveia, cana, soja, milho e algodão. A ferramenta é utilizada em todo território nacional, com as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentrando a maior quantidade de usuários. 

Com a capacidade de monitorar e identificar diferenças no crescimento dos cultivos de cada talhão, por meio da análise de dados, a ferramenta alerta o produtor para que este, por sua vez, programe vistorias na lavoura para corrigir possíveis deficiências nutricionais. Assim, a solução permite a aplicação de fertilizantes de maneira mais assertiva. Pelo Atfarm, o agricultor pode monitorar seus talhões a distância e adubá-los de maneira inteligente e personalizada, com a aplicação do nutriente correto, na quantidade exata - trazendo maior produtividade e lucratividade à lavoura.