Soja

Produção de soja dependerá de atenção ao clima

“Sugiro total atenção ao clima nos Estados Unidos"


Publicado em: 21/05/2019 às 14:00hs

Produção de soja dependerá de atenção ao clima

A produção de soja da próxima safra dependerá da atenção dos produtores à previsão do tempo nos próximos quatro meses, segundo informou o especialista Marco Antonio dos Santos. Ele é agrometeorologista e discursou para mais de 300 pessoas que participam do XIX Encontro Técnico Soja Fundação MT que acontece em Cuiabá/MT.

“Sugiro total atenção ao clima nos Estados Unidos, pois esse ano será de um mercado climático extremamente ativo, o que poderá dar boas oportunidades de negócio aqui no Brasil. E em segundo nas previsões para o início da safra 2019/20, já que os modelos começam a sinalizar uma nova tendência das chuvas se regularizarem mais tarde nesse começo de safra. Com isso, se não tiverem atentos no momento do plantio, poderão perder áreas plantadas e dinheiro”, alertou.

Além disso, ele afirmou também que a interpretação do clima pode limitar ou contribuir para a hora certa de semear, de fazer as aplicações necessárias de defensivos agrícolas, de aplicar os dessecantes para a colheita, bem como colher no momento correto. “Produtor que quer ter rentabilidade e sustentabilidade do seu negócio tem que inclusive saber como está o clima nas outras regiões produtoras, assim ele poderá saber se haverá quebras ou não na safra e com isso, poderá se posicionar melhor nas negociações de venda do seu produto”, completa.

“Essa safra não foi tão ruim como pregavam com relação ao clima. O El Niño não chegou afetar de fato a produção de soja. O que realmente afetou foram as fortes oscilações das temperaturas das águas equatoriana da região leste do Oceano Pacífico”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias