Fruticultura e Horticultura

JF Citrus inova e estrutura seu programa de transformação digital

Projeto mapeou as necessidades de negócios, a definição das prioridades e estudos que viabilizavam uma maior utilização transacional dos ERPs na empresa e a adoção de soluções disruptivas para agricultura de precisão


Publicado em: 06/11/2020 às 07:00hs

JF Citrus inova e estrutura seu programa de transformação digital

Nos últimos anos, muitas empresas brasileiras apostaram em seus projetos de transformação digital. Com a JF Citrus, uma das maiores produtoras de citrus do país, o cenário não foi diferente. Por meio do suporte da consultoria, Treesales, especializada em programas de transformação digital e saving, a empresa deu início ao seu “Programa JF4.0”, uma alusão à adoção de práticas voltadas à transformação digital e operação de seus processos nos moldes da Indústria 4.0. O projeto prevê a criação do “Centro de Inovações JF4.0”, sustentado por uma central de operações agrícolas, responsável por permitir a tomada de decisão em tempo real aos gestores das áreas de produção e colheita. Planeja-se com este Roadmap, um aumento significativo na produção, no ciclo da safra, além da diminuição do tempo perdido na excecução dos processos.

O projeto tem como propósito modernizar os processos, a gestão e a governança da empresa. Para o CEO da JF Citrus, Francisco José Turchetto Santos, a tecnologia é a principal responsável por alavancar o desempenho de uma empresa. “Tendo a tecnologia como instrumento fundamental e permitindo que a transformação digital seja o meio para estarmos e nos mantermos entre as mais eficientes empresas do nosso segmento é possível atingir nosso objetivo de modernização”, afirma.

De acordo com o CFO da JF Citrus, Rafael Carminati, nem sempre é preciso grandes investimentos para iniciar o processo de transformação digital em uma empresa, bem como é equivocado imaginar que a adoção de eficientes controles de Governança Corporativa exigirão altos gastos. “Da mesma forma, não é correto assumir que a evolução para a tão falada ‘Indústria 4.0’ demandará muito dinheiro. Sua empresa já pode ter disponível muitos recursos que permitirão a modernização e a potencialização de suas operações, porém são recursos mal ou sub utilizados”, complementa o executivo.

Para o Diretor da Treesales, Luciano Fernandes, é exatamente nesse ponto que está a importância de ter o suporte de uma consultoria altamente capacitada em análise de contratos com revisão e saving, estruturação de governança e estratégias de TI, aderência de plataformas tecnológicas, bem como o auxílio em trabalhos de co-gestão e PMO de projetos estratégicos de TI. “Com a viabilização deste projeto, sem dúvidas a JF Citrus alcançará padrões de excelência empresarial que a elevará ainda mais como uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, principalmente nos segmentos de citrus”, reconhece Fernandes.

Passo a passo

A implementação do programa de transformação digital “JF4.0” envolveu uma equipe com mais de 50 pessoas de toda a cadeia de negócios da JF Citrus. Durante o andamento do projeto foi realizado um levantamento das necessidades de negócios, a definição das prioridades e estudos que viabilizaram uma utilização transacional mais eficiente dos ERPs da empresa.

Uma vez entendendo as operações de campo, envolvendo telemetria, gestão de abastecimento, uso de satélites, uso de robôs para o aumento da produtividade, entre outros, foi elaborado um plano de execução para o período de três safras, com as prioridades e ações que permitiriam sempre aumentar o retorno para a empresa – operacional, de gestão e, consequentemente, financeiro.

O trabalho com essa equipe envolveu a captação de ideias e visões de oportunidade, além de  workshops com mais de 17 empresas de mercado para gerar conteúdo. A compilação de todo esse trabalho gerou um roadmap, seguido da validação das prioridades identificadas pela equipe do projeto e, por fim, a execução do Programa JF4.0.