Flores

Setor de Flores clama por abertura na quarentena

Prefeitos foram orientados quanto à abertura do comércio de flores


Publicado em: 14/05/2020 às 17:20hs

Setor de Flores clama por abertura na quarentena
Foto: Cred-Gabriel-Gaudio--6-.

O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) ao presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, um oficio solicitando que todos os prefeitos do País sejam orientados a abrirem as floriculturas e “garden centers” na quarentena. A informação foi divulgada pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA).

“Nosso pedido é no sentido de que os prefeitos promovam a flexibilização dos decretos municipais que estabelecem as medidas de prevenção e controle do Coronavírus, permitindo a abertura e o funcionamento das floriculturas e ‘garden centers’ imediatamente”, disse Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor.

A solicitação ocorreu na semana passada e teve a ver com a proximidade do dia das mães. “A urgência da orientação aos prefeitos é necessária pois, apesar de já autorizada a abertura de floriculturas e ‘gardens centers’ no Estado de São Paulo (por meio de nota técnica da Secretaria da Agricultura e por ofício do secretário da pasta, Gustavo Junqueira), alguns estabelecimentos estão sendo multados e fechados no interior e litoral de São Paulo, mesmo com a apresentação de toda a documentação”, indicou a SNA.

“Para o mês de abril, a estimativa é de, aproximadamente, R$ 669.8 milhões para toda a cadeia. Até o final de maio, não havendo mudança no cenário, este déficit alcançará R$ 1.36 bilhão, resultando na falência de 66% dos produtores e o desemprego de mais de 150.000 trabalhadores apenas no Estado de São Paulo”, afirmou Schoenmaker.

Atendendo ao pedido do Ibraflor, Jonas Donizette comunicou às prefeituras de todo o Brasil, por meio de publicação no Twitter da Frente Nacional de Prefeitos, que “o comércio de flores faz parte do setor agropecuário e, por isso, é reconhecido como serviço essencial, segundo a Portaria 116, de 26 de março de 2020”.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias