Feijão e Pulses

TO deve superar 6 milhões de toneladas de grãos

Condições climáticas são favoráveis para safra 2021/22


Publicado em: 29/11/2021 às 17:20hs

TO deve superar 6 milhões de toneladas de grãos

As previsões climáticas apresentadas no 7° Encontro de Agrometereologia no Estado, realizado em setembro passado, vêm se confirmando, beneficiando assim as atividades agropecuárias, tais condições permitiram que os produtores rurais adiantassem a semeadura da safra de grãos 2021/2022. A Diretoria de Agrometeorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO) explica a importância dos produtores estarem buscando as informações agrometereológicas para a produção no campo. 

De acordo com o engenheiro agrônomo da diretoria de Agrometeorologia da Seagro, Alexandre Barreto, com as condições climáticas favoráveis para grande parte dos municípios do Tocantins, em decorrência do La Niña, muitos produtores já concluíram o semeio da primeira safra, tendo a soja como o carro chefe. “A expectativa é de crescimento em área semeada e produção, mesmo com problemas pontuais na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas”, ressaltou.

Ainda, segundo Alexandre, outro ponto relevante para safra tocantinense é que com a conclusão do semeio de soja, que iniciou ainda na primeira quinzena de outubro, há uma maior expectativa  para altas produtividades de milho 2ª safra, caso as chuvas permanecerem estáveis de maneira geral. “A expectativa é que o Tocantins supere 6 milhões de toneladas de grãos, como também ocorra o crescimento da área semeada de outras culturas, como ocorreu com o feijão caupi na safra passada, ampliando o rol de culturas consolidadas”, detalhou.

Fonte: SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias