Café

illycaffè escolhe Rhône Capital como parceira para acelerar desenvolvimento internacional

A illycaffè S.p.A., marca líder de café premium global, com sede em Trieste, Itália, anunciou a venda de uma participação minoritária da empresa para afiliadas da Rhône Capital (junto com suas afiliadas, “Rhône”), uma empresa de capital privado global com foco em investimentos em empresas com presença pan-europeia, norte-americana ou transatlântica


Publicado em: 26/11/2020 às 15:40hs

illycaffè escolhe Rhône Capital como parceira para acelerar desenvolvimento internacional

A illycaffè escolheu a Rhône como parceira para liderar a empresa em sua próxima fase de crescimento internacional, após um longo e rigoroso processo de seleção que durou mais de um ano. Fundada em 1933 por Francesco Illy, a empresa construiu uma marca de café premium global presente em mais de 140 países e reconhecida pela qualidade superior de seu blend único, bem como por seus fortes valores éticos focados em práticas de negócios sustentáveis e relacionamento próximo com a comunidade de cafeicultores.

A Rhône foi escolhida por sua capacidade de contribuir para a expansão internacional da presença da illy, especialmente nos Estados Unidos, e servirá como um recurso para fortalecer ainda mais a plataforma da empresa na execução de seus planos de crescimento. A parceria com a Rhône representa outro marco importante no caminho para estabelecer com firmeza a illycaffè como uma empresa liderada pela gestão e sustentada pela contínua e sólida visão estratégica da família. Esta decisão estratégica irá solidificar ainda mais a posição de liderança global da illycaffè e complementar a transição geracional que já começou com a nomeação da quarta geração da família Illy para o Conselho de Administração, que aprovou com entusiasmo esta nova parceria.

Andrea Illy, Presidente da illycaffè, disse: “Escolhemos a Rhône como companheira de viagem para esta próxima fase de crescimento devido à sua profunda experiência global em parcerias estratégicas com empresas familiares e com base em sua capacidade de compreender o posicionamento exclusivo e premium da illy enraizado em sua qualidade superior, herança de longa data e modelo de negócios autêntico e sustentável. Em parceria com a illycaffè, a Rhône demonstrou que compartilha da nossa abordagem inclusiva para a criação de valor, que considera todas as nossas partes interessadas e é implantada em combinação com a busca dos mais altos padrões éticos na gestão de nossos negócios. Acredito fortemente que a Rhône será um parceiro ideal à medida que continuamos a realizar nosso sonho de oferecer o melhor café para o mundo, que é a nossa base e visão inflexível para o futuro. ”

“A Rhône tem um histórico formidável em ajudar as empresas de seu portfólio a crescer internacionalmente, especialmente nos Estados Unidos, um mercado-chave em nossos planos de crescimento”, disse Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè. “Além da abordagem de parceria da Rhône para investir, eu realmente aprecio sua contribuição para o Conselho da illycaffè, graças à experiência comprovada da Rhône no apoio à implementação dos planos estratégicos e, em particular, às iniciativas relacionadas à transformação digital, uma alavanca estratégica importante dentro dos planos da illy e uma capacidade que está se tornando cada vez mais relevante no ambiente de negócios atual.”

Robert Agostinelli, Cofundador e Diretor Administrativo da Rhône, disse: “Estamos honrados por termos sido escolhidos por Andrea Illy e o restante de sua família como parceiro para apoiá-los em seus objetivos estratégicos internacionais de longo prazo. A illycaffè é um porta-estandarte de como a propriedade familiar de várias gerações pode conduzir e aprimorar uma identidade de marca excelente em todo o mundo. Fomos atraídos pela qualidade dos negócios subjacentes da illy, sua abordagem para a criação de valor e seus padrões éticos impecáveis, que se refletem em sua governança corporativa e compromisso com a sustentabilidade. ”

Gianpiero Lenza, Diretor Administrativo da Rhône, disse: “Acreditamos que por nosso respeito por Andrea Illy e a marca de sua família, e o negócio que eles construíram ao longo dos anos, junto com nossa tradição de sermos administradores de confiança de empresas familiares internacionais, somos um parceiro ideal para apoiar a illy em sua próxima e importante fase de crescimento. Ficamos impressionados com a qualidade e liderança de Massimiliano Pogliani e sua equipe de gestão, que posicionou a illy para expandir e fortalecer sua marca premium em vários canais. Estamos ansiosos para fazer parceria com eles, a família Illy e o Conselho para apoiá-los nesta jornada.”

A conclusão da transação está prevista para ocorrer no final do primeiro trimestre de 2021, sujeita às aprovações regulatórias habituais. A illycaffè foi assessorada nesta transação pela Goldman Sachs International, Studio Sabelli Benazzo e pelo Studio Gattai, Minoli, Agostinelli e Partners. A Rhône foi assessorada por Credit Suisse, Chiomenti Studio Legale e Paolo Montironi.

Presidente da illycaffè Andrea Illy e CEO Massimiliano Pogliani

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias