Algodão

Soluções da Sumitomo Chemical focam no gerenciamento da colheita e na qualidade da fibra do algodão

Uso combinado de desfolhante e maturador potencializa preparo da colheita pela abertura uniforme de maçãs e eliminação do excesso de folhas


Publicado em: 05/08/2020 às 13:00hs

Soluções da Sumitomo Chemical focam no gerenciamento da colheita e na qualidade da fibra do algodão

Com a colheita da safra de algodão 2019-20 em andamento, nas regiões produtivas, a equipe técnica da Sumitomo Chemical obtém novos dados, em nível de campo, que comprovam a eficácia da aplicação de seus produtos Cotton Quik® e Punto® no manejo final da pluma (pré-colheita). O primeiro, um maturador, estimula a abertura uniforme de maçãs, propicia melhor aproveitamento de capulhos e transfere qualidade à fibra. O segundo, com propriedade desfolhante, permite antecipar a colheita e reduz os riscos de contaminação da pluma por folhas secas (“efeito pimenta”).

Conforme dados apurados por engenheiros agrônomos da Sumitomo Chemical, houve campos nos quais sete dias após a aplicação de Punto® o índice de desfolha da lavoura atingiu entre 85% e 90%. “Entre a aplicação e a desfolha total e a colheita transcorreram vinte dias”, resume Lucas Martinez, gerente da Sumitomo Chemical. De acordo com ele, em relação às maçãs, observou-se, na mesma lavoura, a total abertura de capulhos no período de 15 dias depois da aplicação de Cotton Quik®.

“Antecipando a colheita, o algodão fica menos exposto a adversidades climáticas e o produtor colhe capulhos inteiros, sem perdas. O rendimento agrícola é potencializado. Além disso, evita-se o chamado ‘efeito pimentinha’ ou a sujeira das plumas”, reforça o executivo. Martinez ressalta que o produto também melhora o rendimento operacional, com a liberação mais rápida de talhões, redução do desgaste de maquinário, controle de pragas e doenças e proteção de sementes.  

O gerente da Sumitomo Chemical destaca ainda que o produto Punto® é um herbicida sistêmico com ação desfolhante, altamente concentrado, composto pelos ingredientes ativos Tidiazurom e Diuron. Segundo Martinez, a aplicação demanda baixas doses por hectare. “As folhas caem ainda verdes e livram as plantas de impurezas advindas de folhas secas”.

Já Cotton Quik® é formulado à base do ingrediente ativo Etefom, cujo efeito sobre o algodão induz a abertura homogênea das maçãs fisiologicamente maduras.

Sediada em Tóquio, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas japonesas. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com 32 000 colaboradores. Seu escritório central no Brasil fica na cidade de São Paulo. Com a aquisição da Nufarm, o número de funcionários da companhia na América Latina saltou de 130 para 800. No Brasil, a companhia opera hoje com amplo acesso ao mercado, foco na inovação e na oferta de um robusto portfólio de produtos pós-patentes de alta qualidade.

Fonte: Sumitomo Chemical

◄ Leia outras notícias