Transgênicos

Marco Histórico: Austrália aprova a primeira banana transgênica do mundo

A decisão da Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) abre caminho para a implementação da banana QCAV-4, uma inovação biotecnológica crucial para proteger a indústria global da banana contra a Doença do Panamá


Publicado em: 22/02/2024 às 12:20hs

Marco Histórico: Austrália aprova a primeira banana transgênica do mundo

A Food Standards Australia New Zealand (FSANZ), agência reguladora australiana e neozelandesa, anunciou hoje à Reunião de Ministros de Alimentos (FMM) que deu aprovação ao evento de biotecnologia "QCAV-4" para bananas como seguro para o consumo humano. Agora, o FMM, composto por ministros dos governos estaduais e territoriais da Austrália, além dos governos da Austrália e Nova Zelândia, tem um prazo de 60 dias para ratificar a decisão da FSANZ ou solicitar uma revisão.

A banana QCAV-4 marca um avanço notável como a primeira banana geneticamente modificada do mundo a obter aprovação para produção comercial. Além disso, é a primeira fruta australiana geneticamente modificada aprovada para cultivo no país. Essa variedade de banana apresenta potencial para oferecer uma rede de segurança contra o fungo tropical devastador da raça 4, responsável pela Doença do Panamá (TR4), uma ameaça séria para a indústria global da banana, avaliada em 20 bilhões de dólares.

O professor James Dale, renomado pesquisador da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), e sua equipe dedicaram mais de 20 anos ao desenvolvimento e cultivo de bananas Cavendish geneticamente modificadas. A aprovação do QCAV-4 representa um avanço significativo na pesquisa biotecnológica, oferecendo uma solução potencial para proteger a indústria da banana contra a ameaça constante da Doença do Panamá.

A decisão do FMM nos próximos 60 dias será crucial para determinar a implementação e aceitação efetiva dessa inovação biotecnológica na indústria agrícola australiana. "Este é um passo crucial para o QCAV-4 e ocorre após muitos anos de desenvolvimento", afirmou o professor Dale.

"Acolhemos positivamente esta decisão, pois representa um avanço significativo na construção de uma rede de segurança para as bananas Cavendish em todo o mundo contra o TR4, que já causou impactos em diversas partes do globo."

As bananas QCAV-4, resultado da colaboração entre academia, governo e indústria, passaram por testes de campo no Território do Norte por mais de sete anos, demonstrando alta resistência à Doença do Panamá TR4.

A propagação da Doença do Panamá TR4 já resultou na paralisação da produção de banana Cavendish na Ásia, começou a se disseminar na América do Sul e atualmente está presente na Austrália, abrangendo o Território do Norte e o norte de Queensland.

O QCAV-4 é uma variedade de banana Cavendish Grand Nain bioengenheirada com um único gene de resistência à banana, RGA2, proveniente de uma banana selvagem do sudeste asiático, Musa acuminata ssp malaccensis. Embora as bananas Cavendish já possuam o gene RGA2, ele se encontra inativo até a intervenção bioengenheirada.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias