Transgênicos

Indonésia aprova trigo transgênico tolerante à seca da argentina Bioceres

O governo da Indonésia aprovou uma variedade de trigo transgênico para consumo humano projetado para resistir melhor à seca, disse a empresa de biotecnologia argentina Bioceres Crop Solutions Corp e desenvolvedora do trigo HB4 à Reuters na quinta-feira.


Publicado em: 17/03/2023 às 11:10hs

Indonésia aprova trigo transgênico tolerante à seca da argentina Bioceres

A mais recente autorização para o trigo HB4 vai além do uso aprovado do grão geneticamente modificado na alimentação animal e ocorre em um momento em que uma grande parte das terras agrícolas mais produtivas da Argentina foi duramente atingida por condições históricas de seca.

A autorização do país asiático representa um marco para o trigo transgênico, considerado um tabu entre muitos consumidores até poucos anos atrás, mas que ganhou mais aceitação devido, em parte, às preocupações com a segurança alimentar e as mudanças climáticas.

A Indonésia é o maior importador global de trigo junto com o Egito, enquanto a Argentina é um dos maiores fornecedores mundiais de grãos.

De acordo com uma previsão do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os compradores indonésios devem comprar 11 milhões de toneladas de trigo na atual safra de 2022/2023.

A Indonésia se tornou o segundo maior importador de trigo da Argentina, atrás do Brasil, com as exportações argentinas de trigo para o país asiático atingindo 1,34 milhão de toneladas no ano passado, segundo dados oficiais.

A autorização ao trigo transgênico segue uma aprovação de mercado pelo Brasil no início deste mês.

O presidente-executivo da Bioceres, Federico Trucco, disse à Reuters na semana passada que a empresa planeja aumentar a produção de sua variedade proprietária HB4 na Argentina, acrescentando que a empresa planeja se concentrar principalmente no trabalho com "multiplicadores de sementes" para aumentar as reservas de sementes.

 

Fonte: (Por Maximilian Heath) Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias