Transgênicos

EUA intensificam disputa com o México sobre milho transgênico

Os EUA estão intensificando seu conflito com o México sobre as medidas de biotecnologia agrícola


Publicado em: 09/06/2023 às 17:20hs

EUA intensificam disputa com o México sobre milho transgênico

Os EUA estão intensificando seu conflito com o México sobre as medidas de biotecnologia agrícola, incluindo a posição sobre o milho geneticamente modificado (GM), solicitando consultas para solução de controvérsias, disseram altos funcionários do escritório do representante comercial dos EUA na sexta-feira.

Os vizinhos norte-americanos estão se aproximando de uma disputa comercial total sob o Acordo EUA-México-Canadá (USMCA) sobre o comércio sobre as políticas do México para limitar o uso de milho transgênico, importado dos EUA. Se as consultas anunciadas na sexta-feira não resolverem as divergências em 75 dias, Washington pode solicitar um painel de solução de controvérsias para decidir o caso.

Questionado se o Canadá tomaria medidas semelhantes aos EUA, um porta-voz do Ministério do Comércio disse que o Canadá está "considerando seus próximos passos" e seria "guiado pelo que é do melhor interesse de nossos agricultores e do setor agrícola canadense".

Os Estados Unidos solicitaram consultas comerciais formais em março sobre as objeções aos planos do México de limitar as importações de milho transgênico e outros produtos agrícolas biotecnológicos. Essas consultas ocorreram, mas não conseguiram resolver o assunto, disseram os altos funcionários do USTR.

Um porta-voz do Ministério da Economia do México não comentou imediatamente sobre a mudança. O Ministério da Agricultura se recusou a comentar.

No início desta semana, o ministro da agricultura do México expressou confiança em uma entrevista de que a disputa com os EUA não se transformaria em um painel de solução de controvérsias.

O conflito ocorre em meio a outras divergências entre os EUA e o México, principalmente sobre a energia, na qual os EUA argumentam que a política nacionalista do México prejudica as empresas estrangeiras. Apesar das mudanças no decreto do México sobre o milho GM, que foi modificado em fevereiro, os EUA disseram que as políticas do país latino-americano não são baseadas na ciência e parecem inconsistentes com seu compromisso sob o USMCA.

O novo decreto eliminou o prazo para banir o milho transgênico para ração animal e uso industrial, de longe a maior parte de suas importações de milho no valor de US$ 5 bilhões, mas manteve a proibição do milho transgênico usado em massas ou tortilhas.

O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse que as sementes transgênicas podem contaminar as antigas variedades nativas do México e questionou seu impacto na saúde humana. "Eles fizeram algumas modificações, como a remoção do cronograma específico para a proibição de produtos transgênicos, mas o decreto exige uma substituição gradual e eventual proibição do milho transgênico, e esta parte da medida em si não é baseada na ciência", disse um sênior funcionário do USTR.

As consultas também abordarão a rejeição do México a novas sementes biotecnológicas para produtos como soja, algodão e canola, disseram autoridades dos EUA.

O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, disse em um comunicado: "Discordamos fundamentalmente da posição que o México assumiu na questão da biotecnologia, que provou ser segura por décadas".

A Associação Nacional de Produtores de Milho (NCGA), que representa os agricultores dos EUA, elogiou o movimento dos EUA. “As ações do México, que não são baseadas em ciência sólida, ameaçaram o bem-estar financeiro dos produtores de milho e das comunidades rurais de nosso país”, disse o presidente da NCGA, Tom Haag, em um comunicado.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias