Transgênicos

Batatas transgênicas na Nigéria: aumento de até 300% na produtividade

Um estudo internacional colaborativo desenvolveu variedades de batatas transgênicas resistentes à requeima para países como Bangladesh, Indonésia, Quênia e Nigéria. Após o algodão e o feijão nhemba, a batata transgênica pode se tornar a terceira cultura geneticamente modificada a avançar para a fase comercial na Nigéria


Publicado em: 01/12/2023 às 12:20hs

Batatas transgênicas na Nigéria: aumento de até 300% na produtividade

O projeto de batata geneticamente modificada na Nigéria completou seu primeiro ano de testes confinados em locais específicos, e os resultados preliminares mostram uma notável vantagem de rendimento em comparação com as variedades convencionais cultivadas no país. Os testes foram realizados em três locais: Kuru e Bokkos em Plateau, e Kusuku em Taraba.

De acordo com Alex Abutu, oficial de comunicações (África Ocidental e Central) da Fundação Africana de Tecnologia Agrícola (AATF), as batatas transgênicas demonstraram uma vantagem de rendimento consistente de mais de 300%, quando comparadas à variedade convencional de melhor desempenho no país, especialmente quando nenhum fungicida foi aplicado.

Os testes fazem parte do Feed the Future Global Biotechnology Potato Partnership (GBPP), um projeto coordenado pela Michigan State University, com duração de cinco anos. O foco é a comercialização de batatas resistentes à requeima, adaptadas às preferências dos agricultores nos mencionados países.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias