Transgênicos

Batatas OGM podem estar prontas em 2025

Outro objetivo essencial do projeto é melhorar a compreensão da fotossíntese


Publicado em: 10/05/2023 às 13:20hs

Batatas OGM podem estar prontas em 2025

Um projeto de batata editada por genes visa aumentar a taxa de fotossíntese nas plantações de batata para promover o rendimento, a eficiência do uso da água e a tolerância à seca. A iniciativa, conhecida como aumento de foto, aponta para um aumento de 20-25% no rendimento fotossintético, o que pode levar a um aumento de 30% na biomassa vegetal.

Jonathan Menary, cientista social da Universidade de Oxford, estabelece o cronograma para que os criadores avancem as linhas comerciais de batata a partir de 2025. Dr. Menary continua dizendo que combinando duas ou mais estratégias biotecnológicas, os cientistas viram as taxas de fotossíntese aumentarem pelo menos 20-25%.

"A batata é uma cultura C3, portanto, sob certas condições de luz, inicia-se um processo chamado fotoproteção, que limita a fotossíntese. Quando as condições mudam, a planta não consegue se recuperar rapidamente. Ao editar geneticamente as culturas, podemos superar esse problema, superexpressando certas enzimas para reduzir a fotoproteção e acelerar a recuperação”.

Outra maneira de otimizar a fotossíntese é evitar um processo chamado fotorrespiração. A enzima Rubisco é responsável por fixar o dióxido de carbono e convertê-lo em açúcares. “No entanto, em plantas C3, até 30% do tempo, o Rubisco reage com oxigênio em vez de dióxido de carbono. “Na atmosfera primitiva havia pouco oxigênio, então as plantas não eram afetadas pela fotorrespiração. À medida que a fotossíntese inicial bombeava oxigênio para a atmosfera, os níveis subiam lentamente”, diz ele.

Outro objetivo essencial do projeto é melhorar a compreensão da fotossíntese, o que pode levar a novas técnicas que podem ser usadas para melhorar ainda mais a produtividade. É importante ressaltar que essas novas técnicas podem aumentar a robustez das culturas de batata e arroz em climas em mudança,

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias