Transgênicos

Bangladesh inicia cultivo comercial de algodão OGM

Esta é a segunda planta geneticamente modificada introduzida no país


Publicado em: 29/08/2023 às 16:20hs

Bangladesh inicia cultivo comercial de algodão OGM

Bangladesh liberou no domingo duas variedades de algodão geneticamente modificado (GM ou transgênico) para cultivo comercial interno, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir o uso de pesticidas e diminuir a dependência de importações. O algodão geneticamente modificado possui características genéticas retiradas de uma bactéria que vive no solo, Bacillus thuringiensis (Bt), que combate eficazmente a lagarta do funil do milho, uma lagarta responsável por prejudicar a produção de algodão.

Esta é a segunda planta geneticamente modificada introduzida no país. Bangladesh juntou-se aos países produtores de culturas geneticamente modificadas em 2014, ao introduzir a berinjela Bt, a primeira cultura alimentar geneticamente modificada no Sul da Ásia. Pelo menos 20% da procura de algodão do país, ou cerca de 15 lakhs (1,5 milhões de toneladas) de fardos, pode ser satisfeita através do cultivo local de variedades Bt e híbridas de algodão, disse o ministro da Agricultura, Muhammad Abdur Razzaque.

Falando num seminário de introdução no Conselho de Desenvolvimento do Algodão em Dhaka, ele disse que havia uma procura de 16 lakhs (1,6 milhões de toneladas) de fardos de algodão para consumo interno. Atualmente, as indústrias de fiação e tecelagem do país necessitam de mais 85 lakh (8,5 milhões de toneladas) de fardos de algodão para a produção de fios e tecidos para fábricas de vestuário orientadas para a exportação. No entanto, os produtores locais só podem fornecer 200 mil toneladas de fardos de algodão.

Quase todo o algodão necessário é importado de diferentes países, como Índia, Paquistão, Brasil, Austrália, Argentina e de países da África do Sul e Ásia Central, a um custo de cerca de Tk 33.000 crores por ano (equivalente a quase US$ 302 milhões). Muitos países que costumavam importar algodão acabaram por se tornar nações exportadoras de algodão que cultivam algodão Bt, disse Md. Fakhre Alam Ibne Tabib, diretor executivo do CDB, num comunicado de abertura.

Fonte: AGROLINK

◄ Leia outras notícias