Agricultura Precisão

Pivot apresenta drones pulverizadores na 4ª Exposição Agro Chapada em Minas Gerais

A tecnologia ajuda os produtores na aplicação e na eficiência de pulverizantes em áreas de difícil acesso, além de oferecer mais economia em áreas menores


Publicado em: 08/08/2023 às 16:40hs

Pivot apresenta drones pulverizadores na 4ª Exposição Agro Chapada em Minas Gerais

A 4ª Exposição Agro Chapada, realizada no final de julho em Chapada Gaúcha, estado de Minas Gerais, contou com a participação da renomada empresa Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, líder nacional na comercialização de equipamentos agrícolas e sistemas de irrigação. Entre as inovações apresentadas, o destaque foi o drone pulverizador com alta tecnologia de precisão chamou a atenção dos visitantes e produtores da região.

O drone pulverizador possui radares de prevenção de obstáculos, GPS de ponta e controle com telas de 5.5 polegadas. O engenheiro agrônomo e especialista em Advanced Farming Sistems (AFS) da empresa, Igor Ken Kawamura, ressaltou a importância dessa tecnologia para os agricultores, destacando sua precisão na aplicação e a facilidade de operação. 

"O drone pulverizador é uma inovação para o campo, devido sua capacidade de dispersar produtos através de discos rotativos, permitindo o controle do tamanho das gotas e aplicando-as de cima a baixo da planta", explica. 

Ele fala da capacidade do drone atuar nas   aplicações de sólidos, como ureia e adubo, tornando-se uma opção versátil para fazendas de cem a quinhentos hectares.Já para as grandes fazendas o dorne entra como complemento dos maquinários necessários aos agricultores.

“É mais indicado para as regiões de difícil acesso e áreas pequenas, pois substitui o trator de pequeno porte, sendo mais viável economicamente ao produtor”, explica ele, ao informar que eles conseguem cobrir em torno de 80 a 100 hectares por dia. 

Igor observa ainda que o uso do drone pulverizador ainda gera perguntas e dúvidas, mas acredita que essa tecnologia veio para ficar. “O drone tem custos menores, além da facilidade no manejo, menor necessidade de mão-de-obra e a praticidade em aplicar em regiões de difícil acesso”, arrematou. 

Para o gerente comercial da unidade de Unaí, Flávio Armando de Freitas, a participação na Exposição Agro Chapada foi fundamental para apresentar as inovações tecnológicas que auxiliam o produtor rural, proporcionando maior precisão e produtividade tanto na agricultura quanto na pecuária, em uma região.

A 4ª Exposição Agro Chapada foi organizada pelo Sindicato Rural da região e reuniu diversos expositores do setor agrícola e fazendeiros. No evento, a Pivot expôs também diversos produtos, como pneus agrícolas, pulverizadores, peças de irrigação e tratores Case IH da linha Puma e Farmall. Outro destaque apresentado pela Pivot foi a energia solar fotovoltaica como alternativa ao uso de energia elétrica na irrigação. “O evento foi também uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes e oferecer suporte técnico”, destacou Flávio Armando. 

Fonte: COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

◄ Leia outras notícias