Agricultura Precisão

Agritech brasileira é convidada para intercâmbio no Reino Unido, expandindo o desenvolvimento de tecnologias de pulverização de precisão

A Perfect Flight, empresa especializada em pulverização de precisão, foi uma das três agritechs brasileiras que participou do projeto organizado pelo governo britânico


Publicado em: 04/01/2024 às 08:30hs

Agritech brasileira é convidada para intercâmbio no Reino Unido, expandindo o desenvolvimento de tecnologias de pulverização de precisão

Três agritechs brasileiras foram selecionadas para participar de um intercâmbio de conhecimento na Agri-EPI, um dos principais hubs de tecnologia em agricultura do Reino Unido. A imersão ocorreu do dia 6 a 18 de novembro, com uma agenda extensa de visitas e compromissos.

As empresas Perfect Flight, Nooa e GeoApis representaram o Brasil com soluções para alguns dos principais desafios dos setores agrícola e agrotecnológico do Reino Unido. Cada uma delas foi responsável por tratar de um dos tópicos a seguir: produtos biológicos e resiliência em condições de seca; saúde do solo e monitoramento de carbono; e pulverização de precisão.

Financiada pelo departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agro e Pecuária (Embrapa) está trabalhando para acelerar as inovações tecnológicas e as oportunidades de negócios entre as nações. Além das atividades de intercâmbio de conhecimento, a iniciativa visa a criação de um futuro ecossistema de instalações, infraestrutura e suporte comercial.

“Este projeto visa dar às empresas preparadas para o mercado a oportunidade de compreender o que é oferecido nestes diferentes mercados em termos de uma aterragem suave, redes que podem facilitar-lhes oportunidades e uma compreensão sobre os desafios enfrentados na agricultura”, disse Rose Judeh-Elwell, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Agri-EPI, em uma nota.

Dentre as possibilidades que o evento oferece para os participantes, estão: redes parceiras,

oportunidades de P&D; principais áreas de desafio do mercado; ecossistemas locais de negócios e pesquisa; sistemas agrícolas; potencial do mercado de exportação e desafios a superar e instalações que poderiam ser usadas para avaliar/validar seus produtos/serviços.

Agtech participante é destaque na pulverização de precisão

A Perfect Flight foi uma das agritechs brasileiras selecionadas para participar do intercâmbio e, durante duas semanas consecutivas, sua equipe pôde visitar fazendas, centros de inovação e centros de engenharia agrícola para entender de perto os processos realizados no Reino Unido.

Segundo Leonardo Luvezuti, engenheiro agrônomo e head de negócios da Perfect Flight, a empresa apresentou suas soluções de agricultura de precisão nas instituições agrícolas de ensino e de Pesquisa & Desenvolvimento do Reino Unido, assim como nas principais regiões produtoras de grãos da Inglaterra.

Sobre o evento, o Luvezuti revelou como a tecnologia da empresa foi bem recebida. “Pudemos observar, na prática, o quanto as soluções da Perfect Flight se enquadram no contexto do Reino Unido”, afirma Leonardo. “Nosso software consegue alcançar o nível de tecnologia exigido nas aplicações, aliado à necessidade de manter a biodiversidade, e cumprir a legislação ambiental europeia de maneira satisfatória”, explicou.

Presente nos Estados Unidos e na América Latina, a startup atua no monitoramento de pulverizações aéreas, através de sua plataforma digital, e como um hub de soluções e de inteligência para a pulverização de precisão. “Com o nosso banco de dados, nossos clientes e nosso know-how, podemos prover ao agricultor as melhores soluções de pulverização para cada tipo de desafio como relevo, cultura e praga”, explica Leonardo.

As soluções da Perfect Flight permitem que os usuários tomem decisões de gerenciamento mais confiantes, com base em insights de dados objetivos e gerenciem toda a operação em um só lugar. “Além de ajudar produtores a aumentarem seus lucros através da produtividade, o nosso sistema se torna uma poderosa ferramenta de ESG”, destaca.

Isso se dá porque a tecnologia no campo por meio da pulverização de precisão garante uma produção mais saudável e sustentável, com segurança para o trabalhador e para o entorno das plantações, evitando a contaminação de áreas residenciais e meio ambiente.

“Nossa tecnologia é a combinação da rastreabilidade de cada aplicação, realizada com os melhores parâmetros de sustentabilidade e com a qualidade adequada”, ressalta Leonardo. “Para nós, cada gota importa, seja no Brasil ou em qualquer lavoura no mundo!”.

Por fim, Leonardo, o head de negócios da agtech conclui: “Foi com a utilização de soluções tecnológicas que o Brasil se tornou referência de inovação no agronegócio e, por isso, foi um prazer poder representar o nosso país neste evento tão importante e apresentar nossa tecnologia para o restante do mundo”.

Fonte: Comunicação Conectada

◄ Leia outras notícias