Suíno

Em 2024 Brasil deve responder por um quarto das exportações mundiais de carnes

Com forte presença nos mercados de carne bovina, frango e suína, país continua a expandir participação global


Publicado em: 06/05/2024 às 18:00hs

Em 2024 Brasil deve responder por um quarto das exportações mundiais de carnes

As projeções mais recentes (de abril passado) do Departamento de Agricultura dos EUA indicam que em 2024 a participação brasileira nas exportações mundiais das carnes bovina, de frango e suína deve situar-se em, aproximadamente, 9,4 milhões de toneladas, o que, se confirmado, corresponderá a 25,6% do total mundial. No primeiro dos anos 2020 essa participação não passou de 20%.

Para a carne bovina – da qual o Brasil é exportador líder – é previsto volume próximo de 3 milhões de toneladas, quase 24% do volume mundial. Já na carne de frango – segmento que o Brasil lidera desde 2004 – a participação brasileira deve chegar a 36% do total previsto mundialmente, aproximando-se dos 5 milhões de toneladas.

A liderança só não alcança, ainda, as exportações de carne suína, segmento em que o Brasil ocupa a terceira posição, atrás de EUA e União Europeia. Mesmo assim a participação brasileira é representativa, correspondendo a mais de 14% do total mundial, o que significa exportações próximas de 1,5 milhão de toneladas em 2024.

Todas as projeções referem-se, exclusivamente, a produto in natura.

Fonte: SuiSite

◄ Leia outras notícias