Bovinos de Corte

Startup otimiza reprodução animal com redução nos custos

Empresa participa de iniciativa do BiotechTown e também é assistida pelo Supera Parque


Publicado em: 20/04/2021 às 15:00hs

Startup otimiza reprodução animal com redução nos custos

A startup brasileira Kimera desenvolveu uma tecnologia 100% nacional e que otimiza os resultados da inseminação artificial para o mercado de reprodução animal. O produto, que não utiliza animais em seu processo de fabricação, manteve a mesma eficiência dos produtos atualmente no mercado, mas apresentou custo até 50% menor.

Os testes foram realizados em mais de mil animais, com resultados satisfatórios. Com isso, já houve pedido de patente e a expectativa é que, finalizado o processo, a inovação possa chegar ao mercado.

O produto é a primeira versão recombinante do hormônio gonadotrofina coriônica equina (eCG), substância já amplamente usada para induzir e sincronizar o cio em bovinos e suínos. Também pode ser amplamente utilizado para técnicas de reprodução in vitro, como a fertilização in vitro e transferência de embriões.

A novidade do produto desenvolvido pela Kimera, segundo Camillo Del Cistia Andrade, doutor em Genética pela Universidade de São Paulo (USP) e sócio-fundador da startup, é que o novo eCG recombinante (ou r-eCG) mostrou-se tão eficaz quanto o tradicional, com a vantagem de ter um custo de produção entre 40% a 50% menor, e ainda eliminar o polêmico uso de éguas prenhas na produção do hormônio.

“Esse hormônio é totalmente produzido em laboratório sem a necessidade de extração de sangue das éguas ou de qualquer outro animal e a um custo bem menor. Ou seja, a nossa tecnologia não é degradante como o eCG tradicional, que resulta com frequência em maus-tratos, abortos recorrentes e morte prematura desses animais”, completa Camillo.

Novos negócios

Criada em 2014, com o apoio da USP e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), a startup foi uma das selecionadas para a terceira edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown (PND), hub de inovação que apoia startups de Biotecnologia e Ciências da Vida.

Além do montante financeiro investido (em torno de R$150 mil), a Kimera terá acesso às estruturas laboratorial e de planta produtiva do BiotechTown e receberá apoio por meio de mentorias e acompanhamento individual para seu crescimento.

Camillo Del Cístia conta sobre a expectativa em relação ao processo de aceleração. “Estamos bem engajados e motivados e pretendemos, ao longo dos próximos 11 meses, contar com a experiência do time de biotecnologia do programa para trazer melhorias ao nosso negócio, além de nos conectar com empreendedores e empresas da mesma área”, explica.

"O BiotechTown, com o PDN, oferece às startups de biotecnologia e ciências da vida mentorias e um aporte financeiro que são o início de uma parceria que continua ativa e proporcionando novas conexões por mais tempo. Além de viabilizar às startups ainda mais possibilidades de desenvolvimento em bionegócios com suas conexões e estrutura", explica Bruno Andrade, CEO do BiotechTown.

Fonte: Sky Comunicação

◄ Leia outras notícias