Bovinos de Corte

Workshop discute a gestão rural na pecuária de corte

O que mais se ouve e lê dos especialistas agro é que o produtor precisa olhar a sua propriedade rural e atividade como uma empresa, um negócio, independente do segmento


Publicado em: 29/07/2014 às 17:40hs

Workshop discute a gestão rural na pecuária de corte

Ouvir e ler são ações relativamente simples e naturais, mas escutar e absorver o conceito de empreendedorismo e enxergá-lo necessário e aplicável exige uma atuação estratégica que implica em qualificação de mão-de-obra, incremento de tecnologia e implementação de um sistema de gestão eficaz.

Habilidade gerencial, práticas de rotina, ferramentas gerenciais e planejamento estão presentes na administração de uma propriedade disposta a empreender e inovar e "para ganhar dinheiro é preciso fazer a escolha certa sobre o que produzir, para quem produzir e como produzir. Responder a essas três questões, simultaneamente, levando-se em consideração a disponibilidade de recursos - naturais, humanos e financeiros - e as condições do ambiente externo exige conhecimentos e instrumentos somente acessíveis aos produtores que tratam seu empreendimento como um negócio", atesta Fernando Paim Costa, pesquisador da Embrapa em Administração Rural e Sistemas Agrícolas.

"O cenário atual é de redução de margens econômicas na pecuária, o que a leva a buscar maior eficiência de produção e gerenciamento de recursos", completa a também pesquisadora em Economia e Administração Rural da Embrapa, Mariana de Aragão Pereira. "Além disso, tem-se observado maior competição com outras atividades econômicas, aumento das exigências mercadológicas em qualidade e segurança alimentar, e legislação mais reguladora, o que, conjuntamente, eleva a complexidade da atividade. A gestão eficiente da propriedade torna-se então o meio de superar as dificuldades, identificar oportunidades e obter bons resultados", continua.

Sendo assim, a Embrapa e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizam o Workshop "Gerenciamento na pecuária de corte para a promoção da eficiência técnico-econômica", entre os dias 5 e 7 de agosto, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), em Campo Grande-MS. Com foco, segundo Mariana Aragão, em "compartilhar visões e experiências de diversos atores da cadeia produtiva com atuação na área e ainda debater conceitos e fundamentos que propiciem ao participante entender melhor o universo gerencial e o preparar para colocar em prática esse conhecimento".

Os especialistas da Embrapa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) e das empresas, Terra Desenvolvimento Agropecuária, Fazenda Cachoeirão, Exagro, Beeftec e Sebrae, tem a missão de estimular os agentes de assistência técnica e extensão rural, pesquisadores, estudantes de pós-graduação de áreas afins e produtores a promover melhorias técnico-econômicas nos sistemas de produção de gado de corte.

Coordenadora do evento, Mariana Aragão, recomenda ao pecuarista que aspira investir em gerenciamento trabalhar, primeiramente, "no nível estratégico, definindo quais são os objetivos em longo prazo da atividade, mercados a atender, enfim, planejar. A partir disso, quais estratégias serão empregadas, o nível tecnológico a ser adotado, as necessidades de pessoal. A implementação de sistemas de controle da produção e das finanças também é essencial".

A programação do Workshop foi pensada desta forma e abordará fundamentos de gestão, associativismo, gerência de RH, custos de produção, visão do consultor, pecuarista, pesquisa, extensão e produção, viabilidade econômica e assuntos correlatos dispostos em palestras, mesas redondas e laboratórios. Os interessados podem realizar a inscrição e obter informações pelo site, e telefone (67) 3368-2017.

"Gerenciar significa colocar em prática as quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Sem isso não há gestão e, portanto, a fazenda não pode ser vista como um negócio. A tendência é a intensificação do uso das práticas gerenciais e quem continuar a trabalhar de forma empírica tende a ter insucesso, deixando a atividade", arremata Paim.

Pesquisas - Desde 2002, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Centro de Pesquisa em Gado de Corte, localizado em Campo Grande-MS, corrobora disponibilizando para o produtor instrumentos de gestão. A começar pelas Fichas para Controle Zootécnico de Bovinos de Corte, com modelos de fichas mais utilizadas no controle de rebanho, e nos anos seguintes, a equipe de Socioeconomia da Embrapa lançou o Gerenpec®, um aplicativo para planejamento da fazenda de gado de corte e o Controlpec, controle financeiro simplificado.

Um dos idealizadores de todos esses produtos e pesquisador na área há mais de 30 anos, Fernando Paim recorda que os softwares foram gerados voltados a responder às perguntas o quê, para quem e como, em que "o Gerenpec® visa o planejamento, ajudando a fazer tais escolhas e o Controlpec permite controlar as entradas e saídas de dinheiro, oferecendo indicadores do desempenho financeiro. Os dois surgiram pela necessidade de disponibilizar ao produtor ferramentas simples, capazes de oferecer respostas às indagações que fazem parte do cotidiano da propriedade rural". O desempenho positivo são comprovados em números. Desde fevereiro de 2012, um sistema de tecnologia da informação monitora o acesso aos aplicativos e até maio deste ano, o Controlpec havia tido 5.718 downloads, média 211/mês, e o Gerenpec®, 4.727, 175/mês.

Para Mariana Aragão, "as pesquisas apontam para uma maior complexidade no campo que deve ser encarada de uma forma mais profissionalizada. O gerenciamento eficiente tende a reduzir desperdício de recursos, a ociosidade de máquinas e mão-de-obra, o uso inadequado de tecnologias, ao passo que aumenta a eficácia, eficiência e efetividade dos sistemas de produção, com impactos positivos na sua rentabilidade", ressalta. Para a pesquisadora, assim como, para Fernando Paim, o gerenciamento "será o grande divisor de águas entre os que permanecerão na atividade e os que correrão sérios riscos de serem excluídos do mercado".

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias