Adubos e Fertilizantes

Você sabia que as plantas possuem mecanismos de adaptação em solos com baixa disponibilidade de fósforo?

Em situações em que a disponibilidade do fósforo (P) na solução do solo é baixa, as plantas apresentam respostas fisiológicas e morfológicas distintas na tentativa de se adaptar ao estresse causado pela deficiência do elemento


Publicado em: 16/04/2018 às 08:20hs

Você sabia que as plantas possuem mecanismos de adaptação em solos com baixa disponibilidade de fósforo?

Dentre elas, destaca-se a maior alocação de biomassa para as raízes em detrimento ao crescimento da parte aérea. Outras respostas ainda podem ocorrer, como o estímulo ao crescimento de pelos radiculares, a exploração do solo pelas raízes com mínimo custo metabólico, aumento da expressão de transportadores de alta afinidade de P, simbiose com microrganismos e o aumento da exsudação de ácidos orgânicos de baixo peso molecular e fosfatase ácida.

No entanto, é importante destacar que a utilização isolada de plantas eficientes na absorção e utilização de fósforo não é suficiente para sustentar produtividades elevadas, sendo fundamental a adição de fertilizantes fosfatados.

Nesse sentido, é importante conhecer mais sobre os benefícios do uso do fertilizante diferenciado termofosfatado e os motivos pelos quais ele garante maior eficiência de aproveitamento do P pelas plantas.

A junção de estratégias como a seleção e desenvolvimento de genótipos mais eficientes em absorver e utilizar fósforo pelos programas de melhoramento genético, e o uso de fertilizantes mais eficientes, proporcionará aos agricultores ganhos de produtividades e redução nos custos de produção.

Fonte: Grupo CDI

◄ Leia outras notícias