Gestão

Viagem ao Improviso fecha turnê realizada com apoio da Massey Ferguson

Projeto itinerante fecha na Bahia temporada totalizando onze apresentações gratuitas pelo interior do Brasil


Publicado em: 28/07/2014 às 07:20hs

Viagem ao Improviso fecha turnê realizada com apoio da Massey Ferguson

O projeto “Viagem ao Improviso” – patrocinado pela Massey Ferguson, maior fabricante de tratores há mais de 50 anos no Brasil – realiza neste final de semana as duas últimas apresentações desta temporada, na Bahia. Nos últimos três meses, a iniciativa percorreu onze municípios, em cinco Estados, levando arte, cultura e entretenimento a mais de cinco mil espectadores de todas as idades.

No sábado (26/07), o curioso faroeste brasileiro apresenta-se, às 17h, na Praça Gerson Hoffman, em Luiz Eduardo Magalhães. Domingo (27/07), no mesmo horário, é a vez de São Desidério, onde o espetáculo acontece na Praça Abelardo Alencar.

A peça de classificação livre “Forasteiros” é o carro-chefe da iniciativa inovadora por misturar teatro de improviso e de rua, numa emocionante viagem por localidades nas quais eventos culturais são menos frequentes. As apresentações são realizadas em praças públicas e gratuitas, onde um ônibus totalmente customizado para virar palco, divide a cena com máquinas e implementos da Massey Ferguson, que encantam o público. O evento ao ar livre foi incrementado, em alguns casos, por famílias que realizaram piqueniques.

Não há um roteiro prévio para a trupe que chega em uma cidade desconhecida. Cada personagem traz consigo lembranças de sua terra natal, a considerar Campbell, um homem totalmente sem memórias. Os forasteiros usam elementos dados pelo público para compor essas recordações e, consequentemente, as de todo o bando, definindo elos existentes entre o grupo e a comunidade. A história tem quatro cenas, com temas sugeridos pela plateia, cada uma com um jogo interativo diferente. A montagem conta com uma belíssima trilha sonora instrumental ao vivo executada em banjo e violão, com referências da música folk americana e da viola caipira brasileira.

A iniciativa aproveita a viagem para realizar, em escolas públicas, jogos lúdicos sobre sustentabilidade, voltados ao público infantil. A partir de um tabuleiro, estudantes serão estimulados a conhecer e praticar ações sustentáveis.

Histórias reais emocionam protagonistas

A “Viagem ao Improviso” contou onze diferentes narrativas, após ouvir os moradores de cada localidade. Ao verem suas histórias de vida contatas em praça pública, seus protagonistas não raramente derramaram lágrimas de emoção. Foi o que aconteceu numa cidade do interior do Mato Grosso, onde os atores recriaram a trajetória de uma senhora, muito conhecida da plateia, que trabalhou arduamente a vida inteira no ofício aprendido com sua mãe, como costureira, até realizar o sonho de fazer uma viagem. Ao enxergar sua vida retratada no espetáculo, a protagonista não conteve as lágrimas.

Ao lado do produtor depois que as máquinas são desligadas

Através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a ideia da Massey Ferguson foi promover a descentralização da arte, ampliando o acesso à cultura, fora do circuito das grandes cidades e na zona rural, em dez municípios de quatro estados. A empresa leva a mais alta tecnologia ao campo, com um portfólio completo de equipamentos agrícolas, atuando como parceira estratégica dos produtores. “Queremos continuar ao seu lado, mesmo quando as máquinas são desligadas e o trabalho encerrado. Por isso, apoiamos o projeto ‘Viagem ao Improviso’, que leva cultura e entretenimento para comunidades fora do circuito artístico das grandes cidades”, explica Alfredo Jobke, diretor de marketing da AGCO para a América do Sul.

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias