Algodão

Venda antecipada de algodão atinge recorde em MT

Produtores já comercializaram 436,8 mil toneladas da pluma, que correspondem a 45,6% da safra prevista


Publicado em: 11/02/2016 às 21:00hs

Venda antecipada de algodão atinge recorde em MT

Os produtores de algodão de Mato Grosso estão aproveitando a forte liquidez do mercado para fechar seus contratos de venda antecipada da safra 2015/2016, que está com 71,3% da área semeada. O levantamento do Instituto Mato-grossense Economia Agropecuária (Imea) observa que a comercialização atingiu 45,6% das 957,9 mil toneladas de pluma previstas.

Os técnicos do Imea comentam que o ritmo da comercialização é o mais adiantado da história de Mato Grosso, com preço médio mensal em janeiro de R$ 82,16 por arroba, o maior registrado nesta safra. No mês passado foram comercializadas 69,928 mil toneladas da pluma, ante 4,789 mil em dezembro.

Na avaliação dos analistas do Imea, alguns fatores indicam que a pressa dos produtores em fechar os negócios em janeiro pode ter sido uma decisão correta, pois “com a recente queda do acentuada do dólar, a pluma começa a perder competitividade externa”.

Eles observam que a “queda livre” dos preços do petróleo continua a “baratear” as fibras sintéticas, que estão sendo mais utilizadas nas linhas de produção de muitas indústrias no mundo, em detrimento do produto natural. “Por estes motivos, para os próximos meses, pode ser que os preços encontrem obstáculos para se manterem os patamares atuais”, dizem os técnicos.

Em relação à safra passada, o Imea relata que a comercialização da pluma em Mato Grosso atingiu no mês passado 87,9% das 939,9 mil toneladas produzidas. “A alta liquidez vista internamente, aliada à nova valorização cambial, fez com que o preço médio do mês em MT fosse de R$ 73,67 por arroba, o maior desde maio de 2011”, dizem eles.

Os técnicos relevam que em m janeiro as indústrias têxteis internas, outrora retraídas, retornaram ao mercado em busca de entregas imediatas, a fim de se prepararem para a coleção outono/inverno de 2016.

Eles observam que, como os produtores estavam focados em negociar a safra 2015/2016, coube às tradings uma importante atuação nessa liquidez, “uma vez que negociaram altos volumes para suprir tal demanda, e usaram a oportunidade para escoar seus estoques a elevados patamares de preços”.

imea_algodao_comercializacao

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias