Avicultura

USDA mantém projeções para exportação mundial de carne de frango

Ao mesmo tempo em que reduziu suas previsões quanto ao volume de carne de frango que será produzido, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) manteve, com pequena alteração para baixo, a projeção relativa às exportações


Publicado em: 24/04/2014 às 11:50hs

USDA mantém projeções para exportação mundial de carne de frango

Pela previsão mais recente, neste ano serão exportados pelos países produtores cerca de 10,743 milhões de toneladas de carne de frango, apenas dois décimos a menos que o previsto no final de 2013.

Isso, em outras palavras, significa que o USDA vem antevendo mais um recorde nas exportações de carne de frango – pelo oitavo ano consecutivo – e uma expansão de cerca de 5% em relação ao ano anterior.

Naturalmente, essa expansão não incide de forma homogênea sobre todos os países exportadores. Mas surpreende, em relação aos 10 principais exportadores, a reversão de expectativas do USDA em relação à União Europeia. Na previsão anterior, o órgão previa para a UE, em comparação a 2013, expansão de pouco mais de 2% no volume negociado fora do bloco; agora, prevê redução de 1,2%.

Mas é o único caso entre os 10. Para o Brasil, por exemplo, é projetada expansão de 3,39%, o que significa um adicional de 118 mil toneladas em comparação a 2013 (dados do USDA excluem pés e patas de frango).

O curioso, porém, é que esse adicional de 118 mil toneladas não é prerrogativa exclusiva do Brasil. Pois é o mesmo volume de incremento que vem sendo apontado pelo USDA para a Turquia, cujas exportações devem ser cerca de um terço maiores que as de 2013 (passam de 362 mil toneladas para 480 mil toneladas). E isso faz com que quase a metade do aumento previsto de um ano para outro (acréscimo de pouco mais de meio milhão de toneladas) seja proveniente de apenas dois exportadores: Brasil e Turquia.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias