Pesquisas

Universidade Federal de Viçosa atualiza tabelas de exigências nutricionais para aves e suínos, referência para agroindústria no mundo

Material apresenta novidades para a nutrição dos animais com objetivo de melhorar a produtividade no campo. Lançamento será realizado durante IV Simpósio Internacional, em Viçosa (MG)


Publicado em: 23/03/2017 às 17:00hs

Universidade Federal de Viçosa atualiza tabelas de exigências nutricionais para aves e suínos, referência para agroindústria no mundo

A publicação, considerada uma das maiores referências para a agroindústria mundial na formulação de rações, “Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos” editada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi revisada e atualizada após seis anos. Nesta edição que orienta a nutrição animal da indústria latino-americana, foram revisadas as exigências nutricionais de aves e suínos, que representam prioridade para a sustentabilidade da produção. O lançamento da edição 2017 será realizado durante o IV Simpósio Internacional sobre Exigências Nutricionais de Aves e Suínos, que acontece em Viçosa (MG), nos dias 29 e 30 de março.

A última edição das tabelas era de 2011, e o ajuste das exigências nutricionais de aves e suínos e da composição dos alimentos se tornou essencial para assegurar a produtividade dos animais, considerando que houve evolução na cadeia de produção de carnes, que alterou as exigências dos animais.

“Essa nova edição das tabelas brasileiras está mais aprimorada com relação à composição dos alimentos utilizados e as exigências das aves e suínos, pois, com a evolução da genética dos animais, temos que ajustar as dietas para esse novo tipo de animal que está sendo produzido”, explica o professor do departamento de Zootecnia da UFV-MG, Horácio Rostagno. De acordo com o professor, no caso reprodutivo, por exemplo, as aves e suínos precisam de mais cálcio, fósforo, vitaminas, proteínas e aminoácidos para melhor desempenho.

Além das atualizações, a novidade dessa edição será o quarto capítulo, que traz as recomendações de microminerais de fontes orgânicas e de vitaminas. “Nos livros anteriores, tínhamos recomendações genéricas dos níveis de vitaminas e microminerais inorgâncios para a dieta de aves e suínos. Porém, os estudos recentes mostraram que, em sua forma orgânica, os microminerais são mais eficientes, e os níveis exigidos para a dieta são 45% menores que os recomendados para o inorgânico. Em resumo, os orgânicos têm melhor aproveitamento, o que resulta na melhor e menor excreção dos minerais pelos animais, com menos resíduos e, consequentemente, reduzindo os riscos de contaminação ambiental”, destaca o professor.

Atualização

Paralelo ao evento, no dia 28 de março, a Alltech aproveita a importância do tema e realiza o Simpósio Alltech de Eficiência Mineral, focado no manejo de microminerais orgânicos para aves e suínos. As palestras serão realizadas com os especialistas na área Fernando Rutz, Helvio da Cruz Ferreira Junior e Ramon Diniz Malheiros. “Vamos aproveitar o momento para abordar as novas tendências de nutrição de minerais para monogástricos apresentando as vantagens da utilização dos microminerais orgânicos frente a performance e qualidade do produto final (carne e ovos). Queremos mostrar também as novidades e as estratégias do mercado norte-americano para nutrição animal”, destaca a gerente técnica da Alltech, Adriana Nascimento.

Fonte: Centro de Comunicação

◄ Leia outras notícias