Outros

Unidade Chapecó recicla poliuretano e reduz geração de resíduos

A Randon Implementos, que conta com a Unidade Chapecó, em SC, para fabricação de semirreboques frigoríficos, está atuando fortemente em ações voltadas à tecnologia e sustentabilidade aplicadas ao segmento do agronegócio


Publicado em: 02/08/2017 às 13:00hs

Unidade Chapecó recicla poliuretano e reduz geração de resíduos

Para assegurar a conservação e as propriedades dos alimentos transportados a baixas temperaturas nos quatro modelos de produtos frigoríficos, a empresa utiliza o processo de injeção de espuma de poliuretano controlado via sistema supervisório para evitar desperdícios nas quantidades dimensionadas e, ainda, monitorando a geração de resíduos. O projeto resultou em uma redução de 32% no volume de resíduos, um fato relevante para a unidade industrial, ainda em fase de consolidação e que vivencia as restrições de mercado impostas pelo cenário nacional recessivo.

A iniciativa integra a política de responsabilidade ambiental da Randon que utiliza matérias-primas para fabricação de espumas isolantes livres do gás expansor HCFC’s. Em parceria com a empresa Purcom Química, passou a produzir espumas fornecidas com o gás Ecomate®. Trata-se de uma alternativa ecológica e economicamente viável, desenvolvida pela norte-americana Foam Supplies, validada pelos Protocolos de Montreal e Kyoto, por terem o índice que mede o ataque à camada de ozônio (ODP) e o índice que mede o aquecimento global GWP) iguais a zero.

A fabricação dos semirreboques Randon em Chapecó também conta com um projeto de logística reversa e reciclagem do material residual do processo de injeção, que compartilha a responsabilidade de toda a cadeia envolvida com a espuma de poliuretano, desde o fornecimento de matéria-prima à utilização e destinação final. Em anos anteriores, os resíduos de espuma de poliuretano eram destinados para aterro sanitário. A partir de 2016, os mesmos passaram a ser reciclados e agregados a outros materiais, tecnologia desenvolvida pela empresa Devolva, que gerou um material compósito alternativo com inúmeras aplicações no mercado.

Fonte: fróes, berlato associadas

◄ Leia outras notícias