Internacional

UE aprova sobretaxa de 25% à produtos americanos

A lista contém produtos como mirtilos, milho doce e suco de laranja


Publicado em: 22/06/2018 às 18:40hs

UE aprova sobretaxa de 25% à produtos americanos

A União Europeia (UE) aprovou na quarta-feira (20.06) sobretaxas de 25% a uma lista de produtos importados dos Estados Unidos, o que equivale a um valor de 2,8 bilhões de euros. A decisão ocorreu em resposta à um anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, de tarifar o aço e o alumínio comprados da Europa em 10% e 25%, respectivamente, desde o dia 1º de junho.

A UE também alertou que as medidas de taxa e sobretaxa podem não parar apenas nessa lista. De acordo com Cecilia Malmström, comissária de comércio da UE, a entidade deve impor mais taxações sobre as mercadorias dos EUA nos próximos três anos, totalizando um valor acrescido de aproximadamente US$ 3,6 bilhões. "Não gostaríamos de estar nesta posição. No entanto, a decisão unilateral e injustificada dos Estados Unidos de impor tarifas ao aço e ao alumínio da Europa significa que não temos outra opção", declarou.

A lista contendo todas as informações foi enviada ainda no dia 18 de maio para a Organização Mundial do Comércio (OMC), que ressaltou a importância de esperar suas normas oficiais para proferir a aprovação das tarifas. “As regras do comércio internacional, que elaboramos ao longo de anos lado a lado com parceiros americanos, não podem ser violadas sem reação de nossa parte. Nossa resposta é comedida, proporcional e totalmente em linha com as regras da OMC", argumenta Malmström.

Dentre os produtos que serão tarifados estão mirtilos, milho doce e suco de laranja e a medida entrerá em vigor a partir da próxima sexta-feira (22.06). Além da taxação de 25%, os produtos de segunda relação terão uma tarifa de 10% e 50%, dependendo da mercadoria.

A posição da UE ainda pode ser anulada caso os americanos voltem atrás com sua decisão. Por outro lado, Trump garante que as medidas tarifárias adotadas pelo seu país são necessárias para proteger a indústria siderúrgica dos EUA.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias