Aveia, Trigo e Cevada

Trigo Veadeiro: das câmaras geladas da Embrapa para as lavouras de Alto Paraíso

Variedade altamente produtiva na região havia desaparecido e foi resgatada graças às ações de conservação de recursos genéticos da Embrapa


Publicado em: 29/08/2014 às 12:50hs

Trigo Veadeiro: das câmaras geladas da Embrapa para as lavouras de Alto Paraíso

O resgate de uma variedade de trigo conhecida como “Veadeiro” é mais um exemplo de êxito das ações de conservação de recursos genéticos empreendidas pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde a sua criação na década de 70. Apesar de cultivado no município de Alto Paraíso, GO, (Chapada dos Veadeiros) há mais de 200 anos, o que o tornou extremamente adaptado e produtivo na região, o trigo Veadeiro desapareceu em decorrência da introdução de outras variedades comerciais. O desejo e a necessidade de readaptá-lo às lavouras da Chapada levaram produtores da Cidade da Fraternidade, uma comunidade de Alto Paraíso de Goiás que ampara crianças carentes daquela região, a procurarem a Embrapa em 2005 em busca da variedade perdida.

Graças às ações de coleta e conservação de recursos genéticos desenvolvidas pela Empresa, as sementes de trigo Veadeiro estavam armazenadas a 20ºC abaixo de zero nas câmaras frias de conservação mantidas em uma de suas unidades de pesquisa, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF. As sementes foram identificadas pela pesquisadora Clara Goedert, multiplicadas e entregues a dois produtores de Alto Paraíso, Sinomar Machado e Fernando Trindade. Na época, eles receberam 200 sementes.

Nove anos depois: Cidade da Fraternidade agora é Cooperativa e quer ampliar a parceria com a Embrapa

Em 2014, ou seja, nove anos depois de receberem o primeiro lote de sementes de trigo Veadeiro, Sinomar Machado e Fernando Trindade voltaram a procurar a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Só que dessa vez, vieram acompanhados de outros 16 produtores. A antiga Cidade da Fraternidade, pequena comunidade que amparava crianças carentes em Alto Paraíso de Goiás se transformou na cooperativa Cooper Frutos do Paraíso, que reúne mais de 300 cooperados de quatro municípios daquela região: São João da Aliança, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Alto Paraíso.

A Cooperativa, que conta com auxílio financeiro do programa “Brasil sem miséria” do governo federal, atende hoje a cerca de 10 mil crianças dos municípios citados e, por isso, precisa ampliar e diversificar os cultivos para garantir a segurança alimentar das comunidades da Chapada.

“O trigo veadeiro se readaptou muito bem às condições climáticas e ambientais da região, como já era de se esperar. As 200 sementes que plantamos em 2005 chegaram a resultar na colheita de 100 quilos de sementes em 2012”, explica Sinomar. Mas, segundo ele, a readaptação da espécie e, principalmente, o crescimento da região, apontam hoje para outras necessidades. “Os produtores precisam de investimentos em infraestrutura para aumentar o seu cultivo e mais do que isso: precisam diversificar os plantios”, ressalta.

Por isso, Sinomar Machado e Fernando Trindade recorreram novamente à Embrapa. Só que dessa vez, o contato foi com a pesquisadora Terezinha Dias, com objetivos bem maiores. “Queremos estreitar a cooperação para diversificar as sementes usadas nos nossos plantios. Além do trigo Veadeiro, precisamos também de arroz, feijão, milho, frutas, hortaliças e tudo mais o que Embrapa puder nos oferecer”, afirma.

Aliás, expandir horizontes é uma característica marcante na personalidade desses produtores. Mesmo com mais de 300 cooperados, eles ainda consideram esse número insuficiente. “Não é nem 10% dos quatro mil agricultores da região da Chapada dos Veadeiros, que hoje conta com 60 mil habitantes. Queremos conquistar muito mais cooperados para atuarem como multiplicadores de sementes”, enfatizam.

Diálogos agroecológicos em prol da segurança alimentar

Para discutir as possibilidades de cooperação entre a Embrapa e a cooperativa Cooper Frutos do Paraíso, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Terezinha Dias, coordenou a realização do evento “Diálogos Agroecológicos sobre Conservação e Promoção do Uso da Biodiversidade”, nos dias 27 e 28 de agosto em duas unidades da Embrapa no Distrito Federal: Recursos Genéticos e Biotecnologia e Hortaliças.

O objetivo é estreitar a parceria entre a Cooperativa e a Empresa em prol da segurança alimentar da população daquela região. Participam do evento representantes de outras unidades da Embrapa – Cerrados, Arroz e Feijão, Produtos e Mercados e o Departamento de Transferência de Tecnologia – além da Universidade de Brasília (UnB).

Durante a abertura do evento, que aconteceu hoje (27/08) pela manhã na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o Chefe-Geral da Unidade, José Manuel Cabral, garantiu o apoio aos cooperados de Alto Paraíso, o que deverá ser feito a partir de contratos de cooperação e da criação de uma rede para distribuição de sementes.

Cabral afirmou que a parceria com guardiões da agrobiodiversidade, como é o caso de Sinomar Machado e Fernando Trindade, é uma das prioridades da Embrapa. “Além de investir em tecnologias para coleta, caracterização e conservação de recursos genéticos, estamos constantemente empenhados em desenvolver metodologias específicas para variedades tradicionais de plantas, como é o caso do trigo Veadeiro, e de animais”, enfatizou.

Segundo o Chefe-Geral, são também metas da Embrapa: apoiar os guardiões na manutenção de suas coleções e capacitá-los nas legislações nacionais e internacionais associadas a recursos genéticos. E complementou: “muito mais do que um encontro, essa interação da Embrapa com a Cooperativa Cooper Frutos pretende alavancar o desenvolvimento local da região de Alto Paraíso”.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias