Soja

Trigo: Paraná com geadas neste final de semana e no próximo, qual o efeito para o trigo?

Sites de meteorologia apontaram a probabilidade de ocorrência de geadas em todo Paraná neste final de semana, mas o que isso trouxe de acontecimentos ao trigo? Já tivemos perdas?


Publicado em: 24/07/2014 às 08:50hs

Trigo: Paraná com geadas neste final de semana e no próximo, qual o efeito para o trigo?

Segundo consulta informal às fontes do governo do Estado, fica o sentimento de que as geadas não ocorreram em áreas críticas. É leviano ainda falar diante da impossibilidade de levantamentos em lavouras de uma área significativa, mas o fato é que mesmo as temperaturas mínimas ocorridas no Oeste por exemplo, não se confirmaram tão baixas quanto poderia se esperar.

Reporte oficial da SEAB publicado hoje, não comentou qualquer conseqüência das geadas ao trigo em regiões como Apucarana, Curitiba, Dois Vizinhos e União da Vitória. Sendo que apenas a primeira teria riscos de ocorrência de perdas imediatas (pelo período de floração em parte da área plantada na região).

Em conversa com meteorologistas, destaca-se a probabilidade de nova massa de ar frio ainda esta semana, com chegada no dia 24 e provável ocorrência de geadas no Estado em 25/07.

Questionado se haveria a probabilidade de previsão da ocorrência do fenômeno no Norte e Oeste do Estado, um dos consultados reportou que a previsão de geadas não tem exatidão quando feita precocemente e que somente na quarta-feira (23) teríamos um prognóstico mais seguro. Mas que diante das condições atuais, esta frente fria não teria força suficiente para extensão até o Norte do Estado.

Segundo o mesmo entrevistado, em anos com a probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, geralmente se limita a ocorrência de geadas tardias (pelo aumento da nebulosidade), mas que isso também não é uma verdade absoluta.

Seguiremos acompanhando os relatos de empresas de sementes e departamentos de assistência técnica das cooperativas, para avaliar a amplitude do fenômenos ocorridos até aqui. Sendo que nos dados da estimativa de produção do Paraná (mensal), ainda não constarão reportes de perdas (se ocorrerem) da semana que vem.

Fonte: AF News Análises

◄ Leia outras notícias