Aveia, Trigo e Cevada

Trigo gaúcho: Lavouras, entregas ao NE e clima no curto prazo

Destaque ao trigo do Rio Grande do Sul: clima, vendas ao Nordeste e condições das lavouras


Publicado em: 02/09/2014 às 19:40hs

Trigo gaúcho: Lavouras, entregas ao NE e clima no curto prazo

Destaque hoje ao trigo do Rio Grande do Sul, que teve semana com ocorrência de geadas, ainda que com efeitos minimizados, e onde suas lavouras tiveram seu desenvolvimento favorecido pelo incremento recente das temperaturas. Envios ao Nordeste confirmados e comentários sobre o clima no curto prazo.

LAVOURAS DESENVOLVENDO-SE BEM ATÉ AQUI

Destaques da EMATER-RS no fim da semana anterior para a temperatura elevada, que favoreceu o desenvolvimento da cultura e permitiu que 12% da área plantada atingisse a fase reprodutiva e 1% na fase de enchimento de grãos. Adubações e tratamentos fitossanitários seguem ocorrendo normalmente.

ENTREGAS AO NORDESTE SEGUEM OCORRENDO

Assim como destacamos em nosso texto sobre comercialização na semana passada, dois navios nomeados neste momento para carga de trigo ao Nordeste do país. Sendo que ambos somam 33 mil toneladas. Há reportes de agentes de mercado de que outro navio com mais de 30 mil toneladas seja escalada em breve, sendo que a sazonalidade de entregas da soja já chegou ao fim, permitindo os carregamentos de trigo e milho neste instante.

Cálculo semanal teórico de paridade de importação de trigo aos portos do Nordeste, indicava no final da semana anterior que havia um desconto de quase 10% na compra de trigo gaúcho em relação ao soft americano. Algo que pode incrementar a movimentação de negócios no curto prazo.

CLIMA COM CHUVAS LEVES PORÉM FREQUENTES

Previsão de clima para as regiões mais adiantadas no Estado, não nos mostrou nenhuma chance de geadas nos próximos 15 dias e temperaturas elevadas para o período (mínimas acima de 17°C), portanto favorável ao bom avanço das lavouras, ainda que a baixa luminosidade pelos dias nublados não permita o máximo desenvolvimento da cultura.

Chuvas de baixas milimetragens porém constantes deverão favorecer a incidência de doenças, ainda que o controle seja possibilitado preventivamente. O problema é o custo desta aplicação, diante dos baixos preços praticados no Estado.

Fonte: AF News Análises

◄ Leia outras notícias