Aveia, Trigo e Cevada

Trigo gaúcho com plantio no final, clima deve ajudar

Acompanhamento de plantio do trigo gaúcho


Publicado em: 30/07/2014 às 10:00hs

Trigo gaúcho com plantio no final, clima deve ajudar

No final da última semana, destaque à proximidade da finalização dos trabalhos de semeadura do trigo no Rio Grande do Sul, que segue ao que parece sem a porcentagem de desistências de semeadura que poderia se imaginar diante dos preços atuais e das dificuldades climáticas.

Dados da EMATER-RS mostraram que 97% da área prevista foi semeada, com avanço semanal de 46,12 mil hectares, o equivalente a 4 pontos percentuais. A totalidade das plantas encontra-se em fase vegetativa, e portanto alheias à perdas pelas geadas ocorridas.

Avanço limitado de plantio na última semana pela ocorrência de chuvas, algo que não ocorrerá na próxima semana, com previsão de clima seco nas principais regiões produtoras.

Regiões que ainda restam finalizar os trabalhos estão localizadas nos Campos de Cima da Serra e na região Sul do Estado, localidades nas quais costumeiramente a semeadura se dá tardiamente em relação às principais regiões produtoras.

Relatos de replantios após as perdas pelo excesso de chuvas, com a semana mais seca permitindo a pulverização e a fertilização das lavouras, pontos favoráveis ao rendimento das lavouras. Técnicos da EMATER-RS se dizem cautelosos quanto à revisão das produtividades, já que o perfilhamento induzido pelas geadas e o clima daqui em diante pode minimizar eventuais reduções de stand de plantas, etc.

Fonte: AF News Análises

◄ Leia outras notícias