Aveia, Trigo e Cevada

TRIGO: Em 19 dias, Brasil importa 313 mil toneladas dos EUA

Entre os dias 27 de julho e 15 de agosto, desembarcaram nos portos brasileiros 410 mil toneladas de trigo do exterior, sendo que 313 mil toneladas foram importadas dos Estados Unidos


Publicado em: 21/08/2014 às 18:30hs

TRIGO: Em 19 dias, Brasil importa 313 mil toneladas dos EUA

Entre os dias 27 de julho e 15 de agosto, desembarcaram nos portos brasileiros 410 mil toneladas de trigo do exterior, sendo que 313 mil toneladas foram importadas dos Estados Unidos, segundo informações da agência de afretamento marítimo Williams. Outras 97 mil toneladas vieram da Argentina e do Uruguai. O grande volume de produto entrou no início da colheita do cereal no Brasil, que deve ter este ano uma colheita recorde de trigo, de cerca de 7,5 milhões de toneladas.

Tendência - A tendência é que, daqui em diante, não haja grandes volumes importados de trigo americano, uma vez que acabou no dia 15 de agosto o prazo para os moinhos importarem o cereal de fora do Mercosul sem pagar a Tarifa Externa Comum (TEC), de 10%.

Empresas - Entre as empresas que importaram trigo dos Estados Unidos no período estão Bunge, Moinho Pacífico e J.Macedo. Segundo programação da William, no dia 16 de agosto, desembarcou no país uma carga de 27,5 mil toneladas de trigo vindo do Uruguai.

Porto de Santos - A maior parte (178,9 mil toneladas) do trigo importado pelo país no período entrou pelo porto de Santos (SP), seguido de Salvador (55 mil toneladas) e do Rio de Janeiro (45 mil toneladas), segundo a Williams.