Capacitação

Treinamentos do Senar/SC auxiliam na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável

“Aprender a fazer fazendo” é o princípio metodológico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)


Publicado em: 02/07/2015 às 13:30hs

Treinamentos do Senar/SC auxiliam na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável

Para qualificar produtores rurais e suas famílias a entidade promove 404 treinamentos gratuitos neste mês de julho em todo o território catarinense. A intenção é beneficiar mais de 6.500 participantes.

A entidade organiza, administra e executa o ensino de formação profissional rural e a promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

TREINAMENTOS

Entre os treinamentos oferecidos, no Norte do Estado, estão os de primeiros socorros em Corupá, de floricultura em Porto União, de reformas e pequenas costuras em Itaiópolis, de manejo de colmeia em Joinville, de olericultura básica em Monte Castelo e de criação de bezerras e novilhas em Papanduva.

No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados, estão os de identificação e seleção de oportunidades de negócios em Agrolândia, de casqueamento em bovinos em Benedito Novo, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Penha, de produção caseira de massas para congelamento em São João do Itaperiu, de produção de frangos e ovos caipiras em Jaraguá do Sul e de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Santa Terezinha.

Na região Sul ocorrem os treinamentos de cultivo hidropônico de hortaliças em Braço do Norte, de formas associativas no meio rural em Imbituba, de aumento da produtividade do mel em Treviso, de queijos e industrialização de soro em Içara, de produção de pólen apícola em Urussanga e de confecção de peças do vestuário social em Jacinto Machado.

Na região Leste, entre as qualificações, estão as boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Florianópolis, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Governador Celso Ramos, do Programa 5S em Tijucas, de conservação do solo em Rancho Queimado, de irrigação em São José e de artesanato de bordado em Angelina.

Entre os treinamentos previstos na Serra Catarinense estão os de fruticultura em Cerro Negro, de inseminação artificial em bovinos em Bocaina do Sul, de primeiros socorros em Bom Retiro, de controle agroecológico de pragas e doenças em Painel, de acolchoados artesanais com lã de ovelha em Ponte Alta e de manejo de gado leiteiro em São José do Cerrito.

Na região do Meio Oeste, entre os cursos estão os de controles gerenciais da propriedade rural em Água Doce, de empreendedorismo rural em Caçador, de emissão de Guia de Trânsito Animal em Vargem Bonita, de beneficiamento e conservação de pescado em Erval Velho e de gestão ambiental na produção de leite em Lacerdópolis.

No Oeste, entre os treinamentos estão os de bordado em chinelos em Abelardo Luz, de associativismo em Lindóia do Sul, de criação de bezerras e novilhas em Peritiba e de produção caseira de pães e biscoitos em Quilombo.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo-Oeste, estão os de rédeas em São Bernardino, de criação de abelha rainha em Galvão, de controle de qualidade no transporte do leite em Pinhalzinho, de cultivo hidropônico de hortaliças em São Lourenço do Oeste e de beneficiamento e conservação do pescado em Bandeirante.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias